Todos os 50 tons..cinza, escuros e liberdade.

.: Me peguei estranhamente interessada em ler a trilogia sadomasoquista que envolve os tons sombrios da psiquê humana. Confesso, que a princípio, cheguei a concordar com os pareceres descritivos de pseudo comentaristas virtuais. Um pornozão para tiazonas.

Baixei os três livros em meu notebook. E dei início à leitura do primeiro livro. Entre goles de café forte e cigarros, virei a madrugada de sexta feira passada. Não senti sono. Nem o desconforto pela posição horrenda, na cadeira em minha cozinha. Sim, sequer percebi que poderia ler em perfeito conforto em minha cama, debaixo do edredon.

Os primeiros capítulos me pareceram mornos, estranhos, completamente frutos de uma imaginação de uma senhora cinquentona, que era perdidamente fã de Crepúsculo e resolveu escrever algo parecido ( aliás, praticamente alguns trechos são control c control v de Twilight )...

A história do poderoso CGrey e da inocente ( ? ) Ana Steele parece que entorpeceu a massa leitora .

A minha também, e até então eu acreditava piamente que não era pertencente à massa.

À medida em que as telas do note mudavam, aumentava o meu interesse em decifrar o ponto X desse livro. Alguma coisa haveria de ter , sobrepondo-se ao famoso e simplesmente, erotismo das letras impostas por uma mente, talvez, em extrema carência emocional.

Três horas da manhã, e levanto-me para ir ao banheiro e passar outro café. Realmente não tinha sono nem cansaço.

Enquanto a fumaça da água fervendo se perdia pelo ar congelante, alguns flashs vieram a tona, em minha mente perturbada , então.

Claro. Óbvio. Comportamentos dominadores, submissos, controle e poder . Muito dinheiro. Fome. Medo. Insegurança.

Uau! A questão é completamente resolvida.

A análise do contexto, depende do olhar do leitor. Se você quer ver 50 tons de cinza apenas como um livro erótico, ótimo.

Mas se como eu, se interessar em descobrir o algo a mais, ai está.

O poderoso e dominador CGrey ( confesso, o modelo ideal de homem para mim no que diz ao estilo, beleza, poder) foi transcrito ali como exemplo de uma sociedade perturbada, cuja infância foi trágica, arrebatadora, fulminante. Desde o crack constante em sua mãe, até o padrasto ignorante e violento. Imagino também, fedido, bêbado, nojento.

Não. Realmente não é apenas um pornozão. É a história de uma vida que não tinha vida. Um mundo que não tinha mundo. Um ser que morreu e renasceu da forma mais brusca , aos poucos anos de sua adolescência.

A mente humana é muito interessante. Se entrega aos pontos perturbadores , arraigados em seu sub e se aflora em simplesmente, um monstro de olhos frios, cinzentos, poderosos.

Há quem não os leia ( me referindo agora aos olhos). E há exatamente, quem os desnude.

Termino o primeiro livro, exatamente as 5 horas da manhã. Sábado.

Um banho quente, um café com leite, pão frito na chapa. Um marlboro. Um pensamento. O segundo livro. Onde essa história vai dar?

Abro o arquivo.

Capítulo 1...........................50 tons mais escuros.

Os efeitos da curiosidade nunca saíram de mim. Típica curiosidade escorpiana com ascendente em touro.

Elementar! Nunca estamos satisfeitos com o pouco e normal. Queremos mais. Mais.

Meio dia e findo o segundo livro....595 páginas, demoradamente compreendidas, em cada entrelinha .

"Até que ponto o ser humano é capaz de suportar a dor para satisfazer o parceiro (a)?"

"Até onde você iria em termos de humilhação, controle, submissão, por uma vida confortável e até, prazerosa?"

E por fim....não concluindo:

"Até onde o sentimento passional pode transformar o sádico em normal?"

....Ontem , domingo, passei o dia com minha família. Um dia super agradável, alegre......

Deitei-me depois do café costumeiro à meia noite. Não tive a intenção de ler o terceiro livro ainda.

Começo hoje, quarta feira, as 18 horas.

........Uma coisa posso dizer : O mundo é tão grande e tão intenso, que acredito ser mais que normal, pensar num Christian Grey ou numa Anastassia Steele, como personagens incutidos na mente DE CADA UM DE NÓS............