Simples, porém Eficaz

Há alguns anos, exatamente em 1993, aprendi que: basta a cada dia o seu mal. Essa orientação encontra-se no livro de Mt 6:34. Logo que me ensinaram a meditar nesta passagem bíblica comecei a ter um outro olhar sobre as adversidades, e hoje no alto dos meus quarenta e nove anos eu concluo que ter aprendido isso valeu muito à pena. Dificilmente me vêem arrancando os cabelos, muitas vezes passo dias de total luta tanto profissionais quanto pessoais, mas as lutas pessoais só terminarão com a nossa morte, e por isso decidi que quero viver lutando. Mas ter esperança no amanhã é o melhor calmante natural que a vida poderia nos proporcionar, pois em tempos remotos eu ficava angustiada para resolver o problema ou situação o mais rapidamente possível e na maioria das vezes sem chances reais de ver o assunto findo. Há situações que têm um tempo certo para virem ao nosso encontro e um tempo certo para serem solucionadas, e enquanto temos que suportar esse intervalo, tenhamos paz, muita paz. Não resolve perdermos as nossas noites de sono preocupados com o assunto, de noite só temos como melhor opção dormir, ninguém resolve nada satisfatoriamente depois de uma noite mal dormida. Precisamos viver de uma maneira que como consequência, menos problemas, tendo em vista que na realidade somos responsáveis por noventa por cento dos males que nos acontecem. Eu já fiz essa observação na minha vida e cheguei a essa conclusão. Quantas vezes chegava ao final do dia nervosa por não ter conseguido fazer tudo o que precisava, decidido tudo o que tinha que ser decidido, mas depois de muitos anos ao relembrar momentos que me trouxeram angústia, concluí que assumia compromissos em proporções maiores do que a minha força física e mental poderia suportar e daí surgiam os sentimentos de frustração e decepção tanto em mim como nos outros.

Hoje graças a Deus eu faço três perguntas simples, mas de grande eficácia, que são: isso é urgente? Isso é importante? Há tempo hábil para fazer essa tarefa no tempo que tenho e com os recursos que possuo?

Quando comecei a fazer essas perguntas para mim e principalmente respondê-las com sinceridade, acabaram-se os problemas sem sentido e descobri que dizer NÃO é um maravilhoso exercício que deveríamos aprender desde criança.

Quantas vezes eu, e acredito que você também tenha assumido compromissos ou se envolvido no problema do outro por um simples motivo de não ter parado para pensar até que ponto poderíamos realizar ou ajudar.

A vida não é difícil de ser vivida, com harmonia e paz, basta que tenhamos um olhar analítico sobre as coisas que nos acontecem e também não termos pressa em tomar decisões.

A vida é para ser saboreada com tranquilidade, mesmo quando o prato não é apetitoso.

Dalva dos Santos
Enviado por Dalva dos Santos em 10/07/2013
Código do texto: T4379984
Classificação de conteúdo: seguro