O Mestre da Sabedoria

O mestre budista Halan Bu Kadiu seguido de seu aprendiz caminhava pela selva observando e comentando tudo que via a sua volta, vê aquela pedra cheia de musgos, observe-a os musgos se agarraram nela e sem que ela tenha nenhum nutriente ou liquido eles sobrevivem, o aprendiz ficou curioso e perguntou porque, o mestre calou-se por instantes, e ficou observando, em seguida pediu ao aprendiz que ele mesmo respondesse, ele ficou intrigado, e pensou consigo, se eu lhe der uma resposta qualquer ele ira rir, e dirá que estou errado, então lembrou-se que um dia estava escalando uma montanha e no meio do caminho não encontrava onde segurar-se, naquele trecho toda a encosta era formada de pedra lisa, então lembrou-se que tinha na mochila uma substância grudenta de secagem rápida, foi colocando aos poucos até passar por aquele trecho e terminar a subida.

Então respondeu ao mestre, trata-se da formação dos musgos que eles devem ter alguma coisa grudenta ou aderente para grudar na pedra, o mestre calou-se novamente e após minutos de silêncio apanhou a pedra e retirou alguns musgos, veja não há nada que os prenda apenas se formaram aqui porque estavam se espalhando e encontraram a rocha no caminho.

Mais adiante viu um filhote de passarinho caído e a mãe desesperada voando em volta, pediu ao aprendiz que apanhasse o filhote, quando ele apanhou notou que a mãe se afastou para longe, o aprendiz ficou surpreso porque pensou que ela iria tentar defender o filhote ou ficar voando por perto, o mestre explicou que a mãe estava temendo que algum animal da floresta comesse o filhote, e quando o aprendiz o apanhou ela já o considerou como um animal e estava dando o filhote como perdido, então se afastou para voltar ao ninho e cuidar dos outros, era o simples instinto de sobrevivência, então o mestre pediu ao aprendiz que subisse na arvore e colocasse o filhote no ninho junto aos outros.

Seguiu em frente caminharam por muito tempo vendo e observando tudo sem nada dizer, más de repente o mestre para a beira de um riacho, fica observando um sapo, quando uma mosca sobrevoa a uma certa distância ele solta sua comprida língua e a traz para dentro da boca, então o mestre pergunta ao aprendiz, porque o sapo tem tanta facilidade para pegar o inseto, o aprendiz simplesmente lhe diz, deve tratar-se de obra do criador, ele criou o sapo com diferencial para sua sobrevivência, de acordo com suas necessidades.

O mestre concordou com o aprendiz, sim você esta começando a entender o sentido da vida, o Criador se preocupou com cada detalhe, mesmo os mais insignificantes aos olhos dos homens, coisas que não damos importância pois sempre nos preocupamos com a nossa sobrevivência.

Mais adiante pararam sob a sombra de um enorme carvalho, o mestre mostrou-lhe que havia uma enorme sombra e muitas arvores pequenas que não cresciam, deveriam estar ali há anos, então o mestre explicou que o carvalho imponente tinha determinado ali o seu território, quase nada poderia crescer ali a sua sombra.

Mestre porque o homem é um ser inteligente e não aprende com os animais e a natureza a usar seus instintos e sua inteligência, existem pessoas que destroem a natureza, outros pedem esmolas, outros matam roubam, e fazem tantas atrocidades.

Exatamente diz o mestre, o Criador fez o homem a sua imagem e semelhança, colocou tudo que há na terra para servir, embelezar e até mesmo para dar exemplos aos homens, no entanto o homem não sabe entender o que o Criador quer dele, quando o homem utiliza sua inteligência para o bem grandes coisas acontecem,pode-se gerar energia represando um grande rio, no entanto tudo que dependia do rio morre, peixes, aves vegetação, é o sacrifício das grandes cidades e industrias, o homem quer sempre mais, a muitos anos gerava-se energia para as casas e fazendas simplesmente com um moinho e uma torre com hélices, más o progresso das grandes industrias necessitou de grandes fontes de energia, sacrificando a natureza.

O homem tem ganância e rouba e mata para saciar seus desejos, o homem não sabe cuidar dos dons recebidos do Criador.

Caminharam ainda mais até que chegaram a uma fazenda enorme toda cercada, ao longe observava-se grande quantidade de gado pastando, e ao fundo uma enorme casa. Mais adiante uma estrada ali sentados sob uma árvore uma família, o casal e três filhos pequenos, perguntaram ao homem o que faziam ali, o homem disse que estavam indo para cidade, tinha pedido abrigo na fazenda e lhe negaram, queria trabalhar e um lugar para colocar sua família, más o dono disse que o quadro de empregados estava completo, estavam famintos, e cansados, o mestre retirou algum alimento e água que trazia em uma mochila e lhes entregou.

Chamou o aprendiz e seguiu caminho oposto, esta vendo, a terra foi dada ao homem pelo criador, no entanto esse fazendeiro cercou uma porção enorme, e se apoderou, essa família com um pedacinho de terra alguns animais poderiam construir uma moradia e plantar algumas hortas para seu sustento, más a ganância fez com que o homem tomasse grandes porções de terra deixando muitos sem nada.

Retornaram ao templo, estavam com sede e famintos, foram se refrescar e se alimentar, depois o aprendiz foi descansar enquanto o mestre entrou na sala de orações, ali colocou-se em posição de oração e ali terminou seu dia.

A noitinha o aprendiz procurou pelo mestre, e lhe perguntou porque não tinha ido descansar, ele lhe respondeu, eu tenho que pedir perdão ao Mestre pelos erros que a humanidade comete, se os homens cumprissem suas leis o mundo seria bem melhor e todos teriam direitos iguais, se o homem se preocupasse apenas com o hoje, o Mestre com certeza cuidaria do amanhã.

Wilsonjlopes
Enviado por Wilsonjlopes em 09/07/2013
Código do texto: T4379440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.