Ouço gente morta, na maior parte do tempo

Como no mito de Orfeu, uma bela música pode entorpecer a alma, remeter os sentidos a um estado de paz e plenitude, fazer-nos esquecer por alguns instantes a atribulação do dia-a-dia, reavivando nossa memória, trazendo recordações, ora boas, ora ruins, ora vividas, ora nostálgicas.

A música é uma das formas mais antigas de manifestação cultural. Ninguém sabe ao certo quando foi que surgiu, mas sabemos que ela veio antes do “homem”, quem já ouviu um canarinho cantar, sabe bem disso. Não somos a única espécie a apreciar uma boa cantoria. Vai ver, foi tentando imitar o som dos outros animais que surgiram os primeiros acordes, os primeiros instrumentos musicais.

A música evoluiu com o homem, e veio se aprimorando através da diferentes épocas, chegando a algo que beira a perfeição com nomes como Sebastian Bach, Mozart e Beethoven.

Com o advento do rádio, se propagou, se popularizou, se diversificou e chegou ao que conhecemos hoje.

A música sempre me acompanhou na vida, mas por incrível que pareça, não toco nenhum instrumento. Meu gosto musical sofreu enormes influências da minha irmã mais velha. Lá em casa só se ouvia Queen, A-ha, Rolling Stones, Beatles, U2, R.E.M, Madonna, M. Jackson, Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas, Biquini Cavadão, Blitz, Kid Abelha, Cazuza, RPM, Rita Lee, Gil, Caetano... Fui criança nos anos 80 e adolescente nos 90. Foi nesse cenário musical que aprendi a ler, a andar de bicicleta, dei meu primeiro beijo, essas coisas.

Todos saiam para trabalhar, ficava só nos duas em casa, e era a hora de arregaçar o volume do rádio e ouvir as mais, mais. Ela fazia os afazeres domésticos da casa, e eu a ajudava, dançando e cantando, fazendo o rodo de microfone e a vassoura de guitarra.

Não tínhamos toca-discos, mas me lembro do toca-fitas com uma caixa de som enorme que ficava na sala. De tanto rebobinar com a caneta, acabávamos amassando a fita. Quase morri de chorar quando o toca-fitas “engoliu” a minha fita da Nikka Costa.

A tecla “rec” do radio era a que eu mais usava. A gente gravava a música direto do rádio. Ficava vigiando perto do rádio, quando começava a tocar apertava o “rec” e gravava na fita. Gravação perfeita na maioria das vezes, mas haviam alguns locutores que sempre estragavam meu trabalho, pois insistiam em dizer a hora certa, ou soltar a vinheta da rádio antes do término da música.

Sem computador, internet, TV a cabo, DVD, era a Tv a nossa única chance de ver os ídolos internacionais. Nessa época que o vídeo clipe se popularizou, havia um programa chamado Clip Clip, no qual tinha-se a chance de ver os melhores clipes da época, e ainda apareciam lá, como convidados Cazuza, Titãs, Legião Urbana. Não há como esquecer dos programas de auditório, como O Globo de Ouro, e o Cassino do Chacrinha. Custava esperar sábado chegar para ver artistas como “Roupa Nova”, “Blitz” cantando no palco do Velho Guerreiro.

Engraçado como as coisas mudam com o tempo. Hoje acho impossível assistir a um programa de auditório. E as músicas da atualidade? O cenário atual está repleto de estrelas (cadentes), cujo brilho pode até ser intenso mas dura muito pouco. Aqui, prevalece a lei da oferta e da procura e a fase chamada por Lobão de “agrobrega” continua, e os “universitários” insistem em mandar no pedaço, com refrões feitos em uma linguagem desconhecida. Lá fora, as coisas não são muito diferentes, mas temos que ressalvar que diante de One Direction, Justin Bieber e Rihanna, surgiu a Adele, que sozinha, arrebatou tudo e todos.

Para minha alegria ainda existem rádios como a Antena 1, a Globo FM, a MPB FM, e tenho o meu pen-drive, que levo comigo como se fizesse parte de mim.

Tento influenciar meus filhos, e sempre que posso ouço música perto deles. O meu pequeno gosta de “Bon Jovi” e “Guns’n Roses” no “Guitar Hero”, outro dia vi meu computador cheio de músicas do “ Linkin Park” baixadas, descobri que foi meu maiorzinho. Já me deparei respondendo a eles a seguinte pergunta: “Mãe, toda música que você ouve, o cantor já morreu?” . É! ouço, na maioria do tempo, gente morta.

Meire Boni
Enviado por Meire Boni em 09/07/2013
Reeditado em 10/07/2013
Código do texto: T4379115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.