BENEDITO CALIXTO:  ORGULHO NACIONAL
Foi entre 1909 a 1925 o grande pintor Benedito Calixto,nascido em Itanhaém,(1853),litoral de São Paulo,já era consagrado como artista de renome,tendo estagiado em Paris,como aluno de Gustave Boulanger,Jules Lefèbvre,Tony Robert Fleury e Willian Adolphe Bouguereau, quando foi convidado a pintar a Igreja matriz de minha cidade e ao combinar o preço dos quadros, ”alguém”, que possivelmente iria bancar o artista, achou “muito caro o serviço”...
Não houve acordo.
Só para lembrar Benedito Calixto era um decorador de teatros,igrejas,murais e em São Paulo, existem obras de sua autoria nas igrejas de Santa Cecília,Consolação e Santa Ifigênia.Lecionava desenho e pintura e, como todo artista genial tinha temperamento forte.Publicou estudos e ensaios,inclusive na igreja e no Convento de Itanhaém,em 1915.Era profundo conhecedor  dos acontecimentos bíblicos.Usava cores fortes,ocres,verdes e azuis.
Para ser sincero – como não havia nascido e nem descobri a fonte – BENEDITO CALIXTO aborrecido rumou para a cidade de BOCAINA,com menos de 7 mil habitantes, a 14 quilômetros de minha cidade natal   prontificou-se a pintar a igreja de São João Batista,no centro da cidadezinha,vários(seis ou mais) quadros, graciosamente,contrariado pela rejeição que sofreu na minha cidade natal.Hoje sua obra não tem preço!!!
Na igreja de São João Batista de Bocaina, o gênio  pinta seis ou mais quadros ligados a vida de São João Batista,destacando-se uma extraordinária pintura em que, Salomé, filha de Herodias,um político ambicioso e sem escrúpulos,convenceu Herodes de que João Batista punha em perigo seu governo.  Esse ódio transferiu definitivamente a Herodes, por via de sua filha Salomé, no palácio em Maquero,jovem sensual,dançou atraente ao governador Herodes.Este então,enlouquecido e emocionado ofereceu à jovem “qualquer coisa que lhe pedisse,até a metade de seu reino”...Herodias,pai de Salomé,que não gostava de João Batista (Marcos,6.19):”E Herodias o odiava,querendo matá-lo e não podia...”,contaminou a cabeça de Salomé que pediu então a Herodes, a cabeça de João Batista que deveria ser entregue numa bandeja de prata...ante à corte. E,assim foi.Um crime horroroso.
João Batista era um dos apóstolos e criticava o comportamento promíscuo de Herodias, Herodes e seu casamento incestuoso...Na,época,condenado também pelos judeus. Foi a conseqüência de sua morte,a sua manifestação contra os poderosos.Benedito Calixto conseguiu de forma emocionante e trágica visualizar esse acontecimento. A cabeça de São João Batista decepada,numa bandeja de prata,diante de Herodes,Salomé e a corte romana.Este é o quadro,mais impactante do pintor paulista.
Só como curiosidade, São João Batista –um dos apóstolos de Cristo – é patrono da Maçonaria do Brasil.Era primo de Jesus Cristo!