“Um simples gesto de amizade.” “O valor das coisas simples.”
Normalmente as pessoas trazem dentro de si a crença de que o dinheiro traz para nós, todas as coisas boas da vida e quando ele é utilizado como um objeto, a trazer para nós, todas as coisas boas que desejamos. É muito bom. Mas você já parou para pensar em quantos objetos de valor que misturados nas coisas simples do seu cotidiano se acumula, feito poeira e você nem nota! Ficam esquecidos como moedinhas que a gente acaba jogando nos fundos de uma gaveta. E o reflexo desta atitude nos leva a uma comparação “a companhia de amigos”. Como acontece quando deixamos de lado os nossos verdadeiros amigos. Os nossos amigos, que querem andar ao nosso lado de forma a se tornar receptivos, e seguir com a gente, a completar a nossa história. Eles trazem dentro de si, uma ideia, de como a gente pode aceitar, a nossa transitoriedade e mutabilidade das coisas, e assim passando a lidar melhor com a nossa transformação. Pois quando iniciamos um novo ciclo, muitas coisas se fecham em nossos caminhos, e aquilo que a gente tinha, vai se embora, e muitas vezes ficam apenas os verdadeiros amigos, os nossos companheiros que o mundo nos presenteou como herança, e que irá circular em nossa mente, nas lembranças que irão auxiliar, o nosso subconsciente. Sem quebrar a ilusão de um eternidade, de todas épocas, situações e até o nosso amor próprio, levaremos como recordação. Um tempo que a gente perguntava, de maneira serena, como vai, meu amigo? E assim se abria espaço para uma conversa animada na medida no abrir do compasso, da vida. Num abraço gostoso, da despedida.
A vida inteira colecionamos amigos, e ainda criamos espaços para a chegada de novos amigos, os amigos são os irmãos que escolhemos para a nossa amizade, na alegria na diversão, e até para um ombro, um conselho, quando as lágrimas tentam congelar um amor, não correspondido. E como explicar este movimento, que faz com que a gente flua pela vida, gozando deste benefício.
O valor de um amigo sincero, é o ingrediente mais importante na receita, das páginas, da nossa vida, e só serão acumulados, se nós deixarmos espaços em nossos caminhos. O ruim disto é o apego no passado, que demonstra que a gente se sente incapaz de exercer este tempo presente. Muitos dos nossos amigos, já se foram. Mas a nossa ligação, serviu para que os nossos sonhos não ficassem esquecidos, como um objeto sem nenhum significado. Tudo nesta vida tem os seu valor, e quando passamos do 60 anos um registro fica em nossa memória, o de que um amigo verdadeiro, sincero. Ele deve circular dentro da nossa mente, como um verdadeiro tesouro. Por mais antigo e escondido que esteja, ele será responsável pelas tantas coisas boas e felizes que passamos juntos. Muitas vezes herdamos amigos como verdadeiras joias, mas esquecemos deles como se fossem anéis apertados, e achamos que não nos servem mais. E ali no porta joia, ficam guardados, esquecidos. Mesmo que isto aconteça. Eles tem utilidades são preciosos, pois trazem para nós uma energia boa, de todas as vibrações vividas por nós. Eles são Como os metais, nobres, e cada um tem o seu valor. Pois estarão em todas as páginas, da nossa vida.
Neire Luiza Couto 16/06/2013