Raça X Racismo
Escrito há alguns dias, mas continuo sem resposta.
Dia de jogo do Brasil, o país comemora de diferentes formas, muita alegria, muita torcida! Podem falar o que quiserem, mas o Brasil é o país do futebol, mesmo com uma seleção fraca, conseguimos nos entusiasmar nos dias de jogos da seleção brasileira.
E também torcendo, estava eu diante da televisão aguardando o início do jogo, quando após a entrada dos jogadores foi exposta uma faixa em repúdio ao racismo e em seguida foi lido por cada capitão um texto de compromisso contra essa prática, comecei a não entender e piorou quando o texto se referiu ao racismo contra a opção religiosa, a opção sexual e outras opções que não lembro agora, e aí eu fiquei a pensar quanto ao termo racismo ser aplicado a religião, a homossexualidade, pois nunca achei que esses grupos fizessem parte de uma raça, e sim de uma etnia. Eu sempre entendi que raça seria os traços físicos e cor da pele constantes nas diferentes pessoas de uma mesma raiz e etnia seriam os fatores culturais, a nacionalidade, religião, língua e tradições de um povo e não necessariamente de uma raça.
Também aprendi que racismo era o preconceito entre as raças. Aí endoidei o cabeçote e não sei mais definir o que é racismo e raça, alguém pode me ajudar?
Será que mudou a classificação, definição, e eu e muitos não ficamos sabendo.
Depois que Dilma não quis ser chamada de a presidente e sim a presidenta, mudando a forma e essa nova forma ser aceita pelos linguísticos, não sei de mais nada, mas que eu estou encafifada com a nova aplicação do termo racismo, isso estou!
Acho que eles teriam que ter falado contra o preconceito à etnia e assim os diversos segmentos da sociedade seriam abrangidos.
Surtei!
Vou...mas volto na esperança que alguém me explique.