PROPAGANDAS DESNECESSÁRIAS

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Ah!... As propagandas de prefeituras do Estado de Minas Gerais em veículos oficiais ou em traseiras de ônibus... E o local de observação é, de preferência, estratégico, porque fornece uma amostra representativa: área hospitalar de Belo Horizonte. Para mim, praticamente, todas essas frases são arrebiques, enfeites excessivos, propaganda dissimulada, uma vez que não se pode pôr o nome do prefeito. Mesmo assim, com a ênfase na administração atual, de tanto a tanto. Além disso, também praticamente, todas dizem a mesma coisa. Tomei nota de algumas frases ou enunciados, ou mais precisamente, anunciados, tomando a liberdade de dizer alguma coisa adiante de cada pérola: “O trabalho continua” (ainda bem!). “Fazendo mais para todos” (não é mais do que obrigação!). “Desenvolvimento para a nossa cidade e prêmios para você” (engraçado, o gestor público acha que está premiando o contribuinte; é como o caso do “benefício” do INSS depois de anos de contribuição). “Nossa cidade não para de melhorar” (E era para ficar parada?). “Uma cidade de todos para todos!” (slogan válido para qualquer cidade que se preze). “Transporte humanizado de pacientes” (E era para ser desumano?). Enfim, demagogia, dinheiro público sobrando...

O comentário vale também para algumas empresas, especialmente para aquelas que, após conquistarem a certificação ISO, alardeiam sua qualidade como resultante automática de um diploma. E fazem um auê pois, de fato, o título confere status à instituição, em si. Contudo, o maior interessado é o cliente que, muitas vezes, continua com a falta de competência dos atendentes, cujo treinamento não acompanha automaticamente a trajetória de conquista da ISO. Além disso, fere os ouvidos aquela musiquinha chata ou, então, um punhado de informações que supervalorizam a empresa, quando o interesse é ser atendido pronta e eficientemente. Isso sem falar no disque 1, disque 2, disque... tendendo ao infinito.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 08/07/2013
Código do texto: T4378050
Classificação de conteúdo: seguro