A Noite Que Enfim Acabou
7 de julho de 2013, um dia que jamais sairá da memória do torcedor xavante.
Depois de longos quatro anos de tristeza e dor por uma noite que teimava em não acabar, enfim o Brasil voltou ao lugar onde havia saído naquele trágico acidente de 15 de janeiro de 2009 que destruiu os sonhos e esperanças de toda uma torcida.
No entanto, esses mesmos sonhos e esperanças foram recuperados graças a novos guerreiros que souberam passar pelas adversidades jogando cada partida como se fosse ir a uma guerra em nome da honra de um clube centenário e de uma nação de torcedores que acreditam nesses mesmos guerreiros apesar de criticarem fortemente em algumas vezes, mas que no fundo mesmo todos acreditavam neles pela sua capacidade de nunca desistir de lutar pela vitória.
Sem falar de um técnico que, apesar de ser criticado em alguns momentos por seu trabalho ou táticas, sabe muito bem o verdadeiro espírito de ser rubro-negro e o que o torcedor sente quando o time entra em campo pra jogar com vontade e garra encarnando esse espírito guerreiro que a torcida do Brasil sempre deseja e que em algumas ocasiões não correspondeu por um motivo ou outro.
E essa mesma torcida finalmente escancarou um alegre sorriso e em um grito incontido, colocando a emoção de dizer do fundo do coração que voltamos a Primeira Divisão.
Essa conquista é um prêmio para uma torcida que viveu um momento terrível e traumático com a perda de dois grandes ídolos e com o consequente esfacelamento de um time inteiro naquele malfadado acidente.
O destino quis ser caprichoso permitindo que o Brasil trouxesse mais esta glória justamente no dia do aniversário dos 201 anos de Pelotas brindando-a com esse inesquecível presente.
Aliás, não foi só a cidade que recebeu esse presente. A nossa setentona Baixada também foi agraciada por essa conquista, Baixada essa de tantas vitórias memoráveis e de tantas desilusões e tristezas.
E ainda trouxe de volta a Primeira Divisão o centenário clássico Bra-Pel após 16 anos de espera e ansiedade por esse jogo tão aguardado na elite do futebol gaúcho.
A noite que enfim acabou se transformou em um dia que nasceu feliz para todos os xavantes da cidade, do estado, do país e do mundo, inclusive para este que vós escreve.
Pra terminar essa crônica tão significativa, só tenho apenas mais quatro palavras de agradecimento aos jogadores e ao técnico que deram mais essa alegria a toda essa torcida.
Parabéns e obrigado por tudo.