Retrato Curitibano - Quem é você? Capitulo 1

Ao chegar aqui, constatei tudo lindo e maravilhoso como qualquer turista mal informado acharia. E assim que desembarquei no leito da rodoviária, ganhei uma bela marretada na cara de boas vindas - a recepção calorosa - era um indicio sinalizando muito além que terras à vista, mas um sinal de que a hipocrisia já havia dominado essas terras antes mesmo de surgir o interesse de Pedro Álvares Cabral pelo Brasil. Foi desagradável. Pobre coitado. Seria injusto culpar aquele Sr. vendendo suas canetas tentando ganhar a vida, seu dinheiro, e quem sabe, voltar para casa com algum resultado positivo. Não fosse ele, não carregaria um galo na testa até os dias de hoje. Então se aproximou e disse:

- O vendedor: Olá, poderia me ajudar com o meu trabalho levando uma caneta?

- Eu: Muito obrigado. É meu primeiro dia aqui.Também estou em apuros, disse à ele.

- O vendedor: Por nada! Desejo boa sorte. "As pessoas aqui tem o coração gelado", sussurrou baixo e foi embora.

Naquele momento, pensei: "que perfil desgraçado para um vendedor." Que droga esse cara quer da vida, afinal? - murmurei.

Mal sabia eu, que serviria apenas de um "alerta amigo" dos mais sinceros de que se tinha noticia até então ( ao menos para dois estranhos).

A partir daí, passei o restante da noite remoendo aquela frase tentando encaixar uma explicação mais próxima da realidade. E que diabos afinal ele havia tentado me dizer? Foi confuso. E sem resposta alguma, alcei minha mochila nos ombros e retomei o foco em busca de um posicionamento leal por aqui.

- 1 ano depois:

A esta altura - posicionado. Era o incio de ascensão social nesta Cidade. Mantinha um emprego modesto no Shopping Estação como atendente de lanchonete, amigos para o Happy Hour e 450 reais no bolso para deixar na noitada. Por sinal, uma péssima escolha para um debutante, porém não menos irresponsável que outro jovem não tenha feito.

Continua.: Obs. Enquanto isso, destino esse canto para indicar outras leituras louváveis sem se dar o trabalho de ter que fuçar em tudo. Mais prático, não?

Segue: 1- Crítica e sociedade atual 2- As dez melhores frases

"O mal vive com nunca." de indireta com elegância.

Espero que goste!