.FESTA JUNINA BAIANA..TRADIÇÃO...

NA NOSSA ROÇA...

Quantas lembranças das nossas meninices,das quermeces,pipocas,e atrações de quem mora na roça como as nossas! Roças alegres como na

BAHIA é impossível não se lembrar e não apreciá-las...

...Nossa família,roçaliana semi analfabeta de letras mas culta na arte de amar por natureza ...MEU PAI E MINHA MÃE faziam de tudo para que tivéssemos um mês muito vibrante!

...Tudo para nós era motivo para o encontro com primos e primas,formando entre nós casamentos de CAIPIRAS REAIS,pois era o que éramos..Surgia daí a disputa quem seria o noivo, a noiva ? E o padre a figura disputada ! CLARIM e ANNA (nossos pais) incentivavam-nos a trabalhar nas roças :colher sementes de capim , colher café, assim como estudar ,sempre alegres ,para estarmos preparados para as festas!

...PAPAI gostava de fazer SURPRESAS,ia bem longe comprar fogos simples como chuvinha de pratas tubinhos que quando acessos saiam estrlinhas,busca-pé,fósforo azuis, ...ELE fazia os pacotinhos , e dava um para cada UM DOS 8 filhos...Tudo isso era uma alegria só...Criança naquele tempo era criança mesmo...(hoje mini-adulto)...

Costume BAIANO...(daquela região)

...Plantavam uma Árvore penduravam laranjas para serem tiradas na hora da festa...

...Fazia -se uma fogueira para assar batatas, para as comilanças,essa fogueira servia para as pessoas se tornarem CUMPADES e CUMADES

EM FRENTE DA FOGUEIRA DIZIAM OS VERSINHOS:

Santo ANTÔNIO CHEGOU

SÃO PEDRO FALOU

VAMOS PULAR FOGUEIRA

Que são joão mandou

**************** pulava dizendo:

Vamos Cumade ?

Vamos Cumpade...

( até hoje tem amizades derivadas de cumpade e cumades)

AGRADECIMENTO aos meus pais ,por respeitarem as ETAPAS das nossas vidas...Quando me lembro deles minhas lágrimas SORRI...

ZORA
Enviado por ZORA em 06/07/2013
Código do texto: T4375456
Classificação de conteúdo: seguro