Sociedade atual

Na sociedade atual, sabe-se que as pessoas são filtradas conforme sua classe social. Se são justas e honestas, isso por si só não basta. Quer dizer, enquanto a classe abastada é reconhecida e respeitada, mesmo que entre elas haja os que enriqueceram e continuam enriquecendo de forma ilícita, os trabalhadores, o povo muitas vezes é desconsiderado e até obrigado a se humilhar quando tenta reivindicar seus direitos.

A maioria da população são pessoas de bem, que lutam arduamente tentando cumprir seus compromissos, buscando uma vida melhor, mais digna. Descanso para elas, as vezes nem nos finais de semana. Por isso mesmo, por causa da sua vida simples e cheia de trabalho, por causa de seus parcos ou nenhum recurso, por vezes não conseguem aproveitar as oportunidades que vão surgindo. Enfim, uma série de fatores que impedem de ir em busca duma formação melhor, de evoluir tirando cursos técnicos e ir para a universidade. Apesar desta situação de falta de recursos, os mais determinados, os disciplinados, com muito empenho e dedicação conseguem vencer todos os entraves, todos os obstáculos que se apresentam. Para estes, até um curso superior pode tornar-se possível. Enquanto outros, os que não tem fibra e nem determinação, acabam amargando a terem que se contentar com o que lhes resta. Passarão a ver um curso superior como algo muito distante da sua realidade. E mesmo uma especialização em algum curso técnico.

Pessoas com mais condições financeiras, a chamada classe da elite, por onde quer que andem, é sempre bem tratada. Isso é fácil de se entender, porque são pessoas em geral firmes e seguras de si. O que contribui para que assim se sintam é a certeza de que no final do mês suas contas serão facilmente sanadas, não vai haver nada com o que se preocupar, pelo menos não nesse sentido, no sentido financeiro. Bem, o que quero dizer com isso é que quem tem um padrão de vida melhor, é uma pessoa que se sente melhor, gera tranquilidade. O tratamento que a elas será dado, vai ser na mesma proporção dos bens móveis e imóveis que ela possuir, mais ainda, se tiverem algum destaque maior na sociedade, não importando se seu patrimônio foi construído de forma honesta ou por debaixo dos panos. Ao redor destas, muitos amigos, sinceros e não sinceros, conhecidos muitos. Alguns quantos à espreita, para caso surgir alguma oportunidade...Estas pessoas bem sucedidas, imagino, de todos que delas se aproximam, por vezes não sabem quem é quem, quem é sincero ou não em seu propósito.

Se falo nos poderosos, não estou me referindo apenas aos políticos, mas também de outros segmentos da sociedade. Por exemplo, empresários que por vezes enriquecem de forma muito rápida. Tão rápido que deixa margem à desconfiança. Óbvio que existe o cidadão que batalhou muito e com seus próprios méritos conquistou uma vida melhor para si e para os seus. E isso tudo sem passar por cima de ninguém e nem passar a perna em ninguém. E até mesmo alguns políticos, que de forma honesta conseguiram galgar melhora radical em suas vidas. Ainda creio que eles existem, mas poucos, muito poucos, principalmente no caso dos políticos, haja vista a situação que o país se encontra atualmente. Insatisfação geral, manifestações, e em meio a estas, muita arruaça e depredação. Isso mostra que tem muita coisa errada. O país não funciona como deveria. Como poderia se não houvesse tanta corrupção.

Com este meu raciocínio, quero apenas dizer que assim como as pessoas de bem, que procuram levar a vida de forma justa e em paz, elas existem em todas as classes sociais, mas da mesma forma, a injustiça permeia toda sociedade. Tudo uma questão de saber separar o joio do trigo.

Na sociedade atual, o que também muito existe, e não apenas no meio político, é o cidadão que fica em cima do muro. Após analisar a situação, na hora oportuna irá "pular" para o lado que for mais oportuno, mais lucrativo. E tem ainda aquele outro, o que é honesto, ou melhor dizendo, o que até então foi honesto, mas por falta de firmeza de caráter, vai conforme a onda vai levando. Se surgir alguma oportunidade de ele conseguir melhorar de vida, não vai pensar duas vezes, mesmo que o consiga só de forma desonesta. Dizem que a ocasião faz o ladrão, vai ver é isso mesmo. E uma vez adquirido este hábito de "passar a mão". de corromper e ser corrompido, não vai querer voltar à situação anterior, muito menos perder o poder, a sua posição dentro da sociedade.

Enfim, o ser humano em si, não importa como seja, o que é considerado é o cifrão que carrega na testa. O coitado do zé ninguém, o nome tudo já diz. Inversão de valores, o que importa é o TER em detrimento do SER.

NOTA: este texto eu já havia publicado, mas o exclui e reescrevi outra vez. Agora penso estar melhor, mais completo.

Irani Bender

iranibenderscs
Enviado por iranibenderscs em 06/07/2013
Código do texto: T4375065
Classificação de conteúdo: seguro