"CORAGEM! MAIS SOFREU JESUS!

Com exceção dos ateus e incrédulos, quase toda a humanidade se espelha na agonia de Jesus na cruz como o protótipo do sofrimento em toda a sua dimensão. A partir deste fato histórico e religioso, atualmente sempre quando se depara com alguém por alguma provação ou uma grande doença, logo vem à tona a tradicional frase em tom de quietude e consolação: "CORAGEM! MAIS SOFREU JESUS PARA NOS SALVAR!".

Então, por falar em sofrimento, o ambiente onde ele se faz mais presente em todas as partes do mundo é, sem dúvida, um hospital ou pronto socorro. Amiúde, costuma-se até mencionar que são nestes lugares citados em que"o filho chora e a mãe não vê!" (ou quem sabe, ao contrário!).

Parodiando o famoso escritor russo Tolstói, no primeiro parágrafo do romance Ana Karenina, todos os ambientes hospitalares se parecem entre si; enquanto os seus pacientes reagem às suas doenças cada um à sua maneira. Portanto, o cenário de todos os hospitais é bastante idêntico. A começar pela fila para se pegar uma senha e logo a seguir um salão ou corredor sempre lotados e no ar aquele cheiro de remédio que jamais se consegue definir. Nos semblantes abatidos dos pacientes e dos acompanhantes angustiados, percebe-se sempre uma impaciência notória e sem fim.

Por falar nisto, em alguns locais, a resignação é substituída por algum grito de dor e palavras de baixo calão como sinônimo de impaciência e morosidade sem justificativa lógica. Outras queixas mais exaltadas são percebidas, quando confrontadas com uma paciência, uma tranquilidade aparente e falsificada de alguns funcionários, enfermeiros, auxiliares e até médicos, principalmente quando se nota alguma brincadeira fora do contexto, ou seja, em local e horário impróprios.

Em todos os ambientes hospitalares cada paciente (impaciente) quer mesmo é logo ser atendido para amenizar a dor daquela hora e regressar ao seu lar com a sua saúde recuperada. Mas como nem tudo é como se deseja e quer, então não tem outra alternativa senão, aguardar a boa vontade e eficiência daqueles que estão sendo pagos para nos atender.

Com a carência de médicos, enfermeiros e funcionários, o atendimento em quase todos os hospitais e prontos socorros deixa muito a desejar, só que, lamentavelmente, por causa disto, muito se generaliza, falando que o péssimo atendimento nesta área está mais doente e debilitado do que os próprios pacientes que os procuram e lotam.

Enquanto isto, bilhões e bilhões de reais foram e ainda são gastos na construção de vários estádios para a próxima Copa do Mundo aqui no Brasil, os quais estão fadados a se transformar simplesmente em elefantes brancos após do evento esportivo, lamentavelmente. O saudoso cantor Renato Russo deve estar se revirando no seu túmulo e continua indagando: "Que País é este?"

Joboscan

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 06/07/2013
Código do texto: T4374828
Classificação de conteúdo: seguro