A posição de Herói poderá ser atestada e carimbada por simpatizantes notórios, sendo a mesma severamente descartada por opositores que se sentirão confortáveis em tachá-lo como Psicopata.
Popularmente, a mais conhecida frase atribuída a Guevara, é de fundo absolutamente anárquico: ¨Hay Gobierno, soy contra!¨ Podemos deduzir que a morte lhe foi benigna, pois para ser absolutamente fiel aos seus princípios deveria se posicionar, em algum momento, contrariamente aos regimes que o comunismo produziu.
Outro fator que lhe conta a favor foi a morte precoce, que lhe alçou ao patamar de ¨lenda¨, privando de se corromper em algum sistema ou ao assumir a chefia burocrática de uma repartição ou ministério. Qual era a causa que defendia na profundidade? Sua vida era pró-comunismo, em busca, talvez, de algum sistema mais justo e completo que os que outrora se desenhavam.
Sua morte violenta foi reflexo de uma vida com bases violentas. Há aqueles que admiram os heróis de sangue, bem como há os que amam as touradas, os déspotas e os regimes autoritários, bem como há os que admiram a paz, a luz e a vida. Não há que se enterrar Che como isso ou aquilo.
Na história ocupou a paisagem, ou miragem, de líder-anárquico contra tudo e todos. Não se derruba um mito facilmente, e isso, querendo ou não os que o odeiam, Guevara acabou se tornando. Ou o mito cai por si mesmo, ou somente a maturidade da humanidade através da história ainda poderá fazê-lo e essa ainda não o fez.
(Deixe sua opinião nos comentários: esse é um debate livre!)