A Arte de Escrever

A Arte de Escrever

Hoje eu acordei e disse a mim mesmo: "vou escrever algo". Então me veio o problema, o que vou escrever? Ou melhor, sobre o que vou escrever?

Uma vez eu ouvi que o pior pesadelo de um escritor é uma folha em branco. Sabe, mesmo que que seja uma folha branca que só exista dentro do computador, ainda é um problema.

Então pensei: "Que tal experimentar alguma coisa diferente". Tá, mas o que é uma coisa diferente hohe em dia? Já escreveram sobre tudo nesse mundo. Encontrar uma história que seja totalmente nova é raríssimo. Eu pelo menos nunca encontrei. É óbvio que a maioria dos elementos são os mesmos, então o que se pode fazer é criar uma coisa parecidamente diferente.

Um escritor pode ser comparado a um chefe de cozinha de hoje. A maioria dos pratos que comemos tem séculos de idade, ou até milênios, como é o caso do pão. Mas se pensar bem, a receita com que se fazia pão no Egito antigo a três mil anos não é a mesma daquele que estamos acostumados a comer todas as manhãs. Para criar um novo prato o chefe utiliza elementos novos e antigos. No caso de um escritor por exemplo, quem não sonha em conseguir unir as redes de intrigas dos clássicas, os heróis gregos, a exaltação romana, a suavidade dos medievais, a perfeição literária dos românticos e um toque modernista?

Quem não sonha em se tornar um símbolo eterno da literatura como Homero, Shakespeare, Camôes e outros? Mas como escrever algo atrativo quando já pensaram em tudo? Os problemas que se tem hoje em dia são tantos para alguém como nós, e olha que eu sou amador e já tenho problemas de criatividade, imagine só como não deve ser a cabeça de um grande como os autores de telenovela da Globo por exemplo.

Em resumo, a Arte de Escrever é uma tarefa muito complicada nos dias de hoje. Maquiavel diz que precisamos ter duas coisas para nos darmos bem numa empreitada: virtú, habilidade; e fortú, sorte. Eu vejo a fortú como a inspiração. Pois não se escolher nem onde nem quando ter inspiraçao. Podemos, é claro, tentar criar o ambiente mais propício, mas mesmo assim não significa que ela irá surgir e dar-te uma obra-prima. Como dizem, "as coisas boas levam tempo e as ótimas acontecem de repente". Eu não sei quem disse isso, mas ele era um gênio.

Taí, me veio uma inspiração: um gênio nessa arte tão complexa é aquele que consegue enxergar o que os outros não veêm. Afinal, todos já sabíamos disso, só não tínhamos despertado para tal fato.

Concluindo, a Arte do Bem Escrever é uma das mais belas e complexas que existe, pois não basta saber gramática, pronúncia e teoria de diferentes tipos literários, também é necessária inspiração para colocarmos os ingredientes certos, mesmo que eles não pareçam combinar.

Se alguém ver mais um lado desta questão, não se intimide, escreva! Afinal, nos conhecemos apenas por computador e como não convivemos (ou pelo menos eu não) com outros recantistas, posso dizer o que penso sem retalhações ao vivo. Muita fortú à todos, espero que tenham gostado da leitura, esse tema veio de repente.

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 04/04/2007
Reeditado em 14/04/2007
Código do texto: T437473
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.