COMO NÃO SENTIR SAUDADE
Uma foto no fundo de uma gaveta, foi o suficiente para despertar em mim uma saudade saudosa, daquelas que faz o coração quase para. Tento não fazer ruído, com medo de acordá-la ainda mais. Porém, nada adianta, os pensamentos voam pra longe, vão buscar as sintonias caras que ficaram no passado vivido.
Como escreveu, Clarice Lispector: "Te vi amanhã, e já estou com saudade".
Saudade é dor que dói, sem remédio que cure. Não há bula, onde se possa ler: Tome dois comprimidos ao dia, um ao acordar e outro ao anoitecer. Assim, livre-se da saudade durante o dia, e deixe-a longe durante a noite.
Ah, não existe cofre forte, capaz de guardar com sucesso a saudade, e de lá não deixá-la escapar. Ela resiste ao tempo, ao controle, a ferrugem e a traça. Está sempre a espreita, esperando que uma pequena nesga se abra, para se instalar.
ELA DESPERTA DO NADA! E ACORDA O TUDO!
Um cheiro e pronto! Lá está ela, fazendo com que, em uma viagem de segundos, algo que aconteceu há décadas, ressurja fresco em nossa memória.
Ah, e a música então! Nunca vi coisa pra ter um pacto mais fiel com a saudade, que uma canção! De repente a melodia chega aos nossos ouvidos, atinge nosso coração como a flecha acerta bem no alvo. E, lá estamos nós, reféns de emoções que aprisionam nossa alma, em correntes de amor.
Dizem que é uma palavra que só existe aqui, em nossas terras. Mas, isso pouca importância tem, pois não creio que haja uma pessoa em todo planeta, que possa afirmar com verdade, que desconhece a dor de sentir falta de alguém, ou de algo que ficou guardado nas dobras enrugadas da alma!
Sem dúvida prefiro dor de dente, dor de unha encravada, aquela dor insuportável em um dedo que por descuido, não viu o pé da mesa, ao invés da aguda dor da saudade.
O amor é irmão gêmeo da saudade! Desconfio até que são gêmeos xipófagos, pois onde um está o outro está grudado. Se afinizam, tem sintonia, semelhanças.
Por isso descobri a receita: PRA NÃO SENTIR A DOR DA SAUDADE, É MUITO FÁCIL, BASTA NÃO AMAR.
Acho melhor continuar a sentir saudades !
(Foto: Arquivo pessoal)