Trinta Anos sem Clara Nunes
Hoje 02/04/2013, lembramos da morte prematura de Clara Nunes, ocorrida neste dia há trinta anos. Fiel representante da Umbanda, filha de Ogum com Iansã. A maioria das músicas cantadas por Clara Nunes, cultuavam os deuses africanos. Sua perda deixou um vazio grande na música popular brasileira e na sua escola de samba Portela que na época preparou uma das mais belas homenagens no carnaval de 1984(inauguração do Sambódromo RJ) a um artista falecido. Com o desaparecimento da cantora, outros nomes começaram a se destacar como foi o caso de Beth Carvalho, que apesar de ser mais antiga não tinha a aceitação que Clara conseguiu atingir. Até hoje Clara é tida como a maior intérprete de samba que o Brasil já teve, eu não concordo que tenha sido a maior, mas aceito que tenha sido uma das maiores. Toda essa lembrança deve-se ao fato de ter acompanhado toda essa evolução do samba e seus defensores, daí lembrar-me da cantora nesta data (sou conhecida pelos amigos por ter a melhor memória do grupo), mas é que sempre curti muito tudo que vivi, as emoções me deixaram boas marcas. Mas toda essa lembrança é para criticar a mídia que continua conduzindo a sociedade de acordo com seus interesses, e nesta data não vi até esta hora nenhuma nota lembrando do fato, e olhem que Clara vendou muito LP(coisa antiga) e com isso não teremos nenhuma seção memória em nossos jornais e programas. E pensando no caminho que as coisas tomam quando não são do interesse da mídia, entristeço-me, pois se até o grande Emílio Santiago falecido há exatos 14 dias mereceu apenas quase 2 minutos no Fantástico, imagina Clara que desapareceu há tanto tempo, mas em compensação por interesses não compreendidos Chorão da banda Charles Brown Junior ganhou todo o espaço possível no Fantástico. Acabo achando que morrer por overdose ou bebida é muito mais instrutivo para a sociedade do que o culto aos grandes talentos. Eu fico pasma com as notícias que a mídia traz ao status de grande acontecimento, fatos que na realidade não deveriam vir à tona. O que acrescenta mostrar vídeos e fotos do estado em que foi encontrado o apartamento do músico. O que acrescenta ver a dose de cocaína na posição de consumo, a mim que não sou viciada em nada, só lamento. Mas fiquemos com a boa lembrança de Clara Nunes, pois essa merece ser lembrada.