MAU HUMOR OU DISTIMIA?

Semana passada, em nosso grupo de trabalho voluntário, voltado à infância desvalida, uma colega me diz: "Não aguento mais meu marido, esta cada dia mais mau humorado, pessimista, baixo astral, que genio mais difícil ele tem, agora deu para implicar até com meu trabalho voluntário".
Pensei no que ela falou, e em tudo que já li e estudei sobre comportamentos distímicos, que é muito confundido com mau humor. Mau humor passa, quando a situação que o gerou acaba. Já quem sofre de distimia, ao passar o problema que causou seu mau humor, arruma outro, para continuar rabugento.
Distimia é doença, um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade, que pode levar, se não tratada, a surtos de depressão grave. Os portadores do transtorno, são pessoas de baixa autoestima e temperamento difícil.
Esse distúrbio atinge mais de 180 milhões de pessoas no mundo. Segundo dados de pesquisas.
Os que sofrem do transtorno distímico, se não diagnósticados e tratados, tendem a se isolar.  Perdendo qualidade de vida e oportunidades, em quase todas as áreas, como na profissão, nos relacionamentos, quer seja em família, ou entre amigos.
A distimia tem um forte componente genético, tenho uma conhecida que, por conhecer a doença em sua mãe e irmã. A reconheceu com facilidade nela mesma, quando passou a fazer problema por qualquer coisa, em tudo ver pessimismo e tédio. Por ter informação suficiente, não perdeu tempo, buscou ajuda médica, e com a medicação certa receitada pelo psiquiatra, pode voltar a rotina.
Quem de nós não conhece ou conheceu, alguém parecido com aquela hiena do desenho animado, que dizia o tempo todo: " Oh dia, oh Céus, oh vida, oh azar"
Conheci uma pessoa, tempos atrás, que era distímica e nem desconfiava disso, por pura falta de informação. Sua maneira de agir, pensar e falar, era sempre de forma negativa.
Se estava em uma fase tranquila, sem problemas em sua vida. Ela dizia: "ah, pode esperar, que vai acontecer algo ruim, é só questão de tempo". Quando se deparava com uma fase difícil, falava: "está vendo não disse, e ainda pode piorar".
Hoje quando dela me lembro, penso que ela não era assim, estava sofrendo de distimia, e precisava de tratamento.
São tantas as pessoas que passam uma vida inteira nesse ciclo distímico, e são consideradas pela família como mau humoradas, e negativas. É uma pena, pois há tratamento médico. E a vida pode vir a ficar bem mais azul e menos cinza para elas.
Ninguem é negativo, mau humorado o tempo todo.
Se alguém age dessa forma, pode estar sofrendo de Distimia.

(Imagem: Lenapena- Inverno no Central Parque)


Lenapena
Enviado por Lenapena em 03/07/2013
Reeditado em 03/07/2013
Código do texto: T4369869
Classificação de conteúdo: seguro