Caros amigos

CAROS AMIGOS

ED E ROSÂNGELA MARTINS. APESAR DE QUE 13 PESSOAS LERAM OS MEUS ÚLTIMOS TEXTOS; MAS EU NÃO OS CONHEÇO PORQUE NÃO SE IDENTIFICARAM; ENTÃO EU NÃO SEI A QUEM AGRADECER Á NÃO SER VOCÊS DOIS. ENTÃO FICA O MEU AGRADECIMENTO EXTENSIVO Á TODOS.

SABEM? NO MEU ÚLTIMO TEXTO DISSE QUE ESTAVA DESANIMADO E PRETENDIA APAGAR TUDO O QUE HAVIA ESCRITO. PORÉM RECEBI UMA MENSAGEM DE UM AMIGO DESCONHECIDO, MAS CREIAM QUE SE ELE ERA UM DESCONHECIDO, AGORA JÁ NÃO O É MAIS; CONTUDO ELE NUCA FOI, E COMO OUTROS, MENOS QUERIDOS. NÃO CONTANDO COM A MINHA QUERIDA AMIGA ROSÂNGELA MARTINS QUE SEMPRE ME INCENTIVOU CONTINUAR ESCREVENDO. DEPOIS E ME VI QUASE OBRIGADO NÃO DEIXAR ENTERRAR TODA AQUELAS INFORMAÇÕES DO MEU QUERIDO GURU O VELHO VENÂNCIO. EU TENHO QUASE CERTEZA DE QUE ELE NUNCA ME PERDOARIA, E VOCÊS SABEM PÔR QUE? DADO A SUA VISÃO, ELE TINHA CERTEZA DE QUE EU SERIA A ÚNICA PESSOA QUE PODIA CONTAR AS SUAS HISTÓRIAS. PORQUE, EU ERA A ÚNICA PESSOA DA MINHA GERAÇÃO QUE PODIA FAZÊ-LO; MESMO PORQUE SEMPRE O LEVEI A SÉRIO; E A GERAÇÃO ATUAL NÃO TINHA CORAGEM DE FAZER. TINHAM MEDO DAS CONSEQÜÊNCIAS. EU NÃO SEI SE EU FOSSE DAQUELA GERAÇÃO E CONHECENDO COMO CONHECIA, VIVIA, PARTICIPAVA; ASSISTIA E SOFRIA COM OS ACONTECIMENTOS TERIA CORAGEM DE ESCREVER!

GENTE PODEROSA COMO PEDRO LEOBA, FRANCOLINO, LITERCILIO ROCHA; LÉLIO ROCHA E TODOS AQUELES DONOS DE ENGENHO. CORONÉIS, MAJOR E CAPITÃES DO MATO. NÃO SEI SE TERIA CORAGEM, MESMO PORQUE DEPOIS DE TANTO TEMPO AINDA SINTO O DESESPERO. QUANTA GENTE MORREU. QUANTA GENTE E MULHERES FICARAM SEM A LÍNGUA. QUANTAS MENINAS QUE NÃO TINHAM NEM O DIREITO DE SONHAR QUE UM DIA PODIA SE CASAR, PRINCIPALMENTE VIRGEM; E QUANTAS SE CASARAM COM QUEM NÃO QUERIAM PARA COBRIR OS FATOS VERGONHOSOS; E ASSASSINATOS. DE QUANTAS PESSOAS FORAM TIRADAS ÁS SUAS PEQUENAS POSSES GANHA COM TANTO TRABALHO E SOFRIMENTO. MULHERES (AS ROSAS SOFRIDAS,) COMO EU FALO NO MEU LIVRO COM ESTE NOME. OS AMÉRICOS E OS (RUFINOS ) DO MEU LIVRO O “DOCE ENCANO DE MORRER”, E OS ACONTECIMENTOS DA “COROA SANGRENTA”; OS DESMANDOS DOS CORONÉIS DO LIVRO “JESSIKA” E MUITAS HISTÓRIAS QUE ELE ME CONTOU E QUE ESTÃO ATRAVESSADAS, E CONTINUARÃO PORQUE TERÃO ECO, E AS PESSOAS QUE SOFRERAM QUASE TODAS JÁ SE FORAM NÃO É QUE ELES NÃO TINHAM CORAGEM DE FALAR PROTESTAR.É QUE NÃO SABIAM E NÃO TINHAM COMO. POR ISSO MEUS QUERIDOS, LEIAM ESTES MEUS DESABAFOS COMO SE ESTIVER LENDO UMA “HISTÓRIA DA CAROCHINHA”, OU UM JORNAL VELHO AMASSADO, DESBOTADO E JOGADO NO FUNDO DE UM BAÚ, E SENTINDO MEDO ATÉ OS ÚLTIMOS DIAS DA SUA VIDA QUE ALGUÉM SOUBESSE QUE ELE EXISTIA. EU MESMO SOU UM ELES, PORQUE AINDA TIVE TEMPO DE DENUNCIAR ALGUNS DELES QUE AINDA EXISTIA E PROCEDIA QUANDO ME TORNEI ADULTO. MAS ME ISOLEI NO MEU CASULO, E EU ACHO QUE TRAÍ O MEU GURU, PORQUE EU PENSO QUE ELE DESEJAVA QUE EU FIZESSE ISSO. MAS QUANDO VIM PARA SÃO PAULO DEIXEI QUE A SOMBRA DO PASSADO COBRISSE TUDO. E FOI QUANDO RESOLVI ESCREVER UM LIVRO COM MUITA DIFICULDADE QUE ENTENDI QUE AS COISAS QUE ESCREVIA E BORBULHAVA NA MINHA MEMÓRIA, TINHA UM MOTIVO. LEMBRAR-ME DESTA DÍVIDA QUE TINHA COM ELE, O VELHO VENÂNCIO.

SABEM? DE VEZ EM QUANDO EU SENTIA; TINHA SONHOS OUVIA APELOS, E NÃO ENTENDIA O PÔR QUE. MAS COMO DISSE: SÓ DEPOIS QUE EU ESCREVI O PRIMEIRO LIVRO COMECEI SENTIR A NECESSIDADE DE ESCREVER, NEM QUE FOSSE SOMENTE PARA DESABAFO OU FAZER ME LEMBRAR DESTA DÍVIDA. E ACREDITEM QUE TIVE MUITA AJUDA. MUITAS LEMBRANÇAS SURGIAM NA MINHA MENTE. COISAS QUE EU NÃO SABIA QUE EU NÃO TINHA ENTENDIMENTO, E SE VOCÊS NÃO CONSEGUEM ENTENDER EU VOU CONTAR UMA COISA QUE EU RECEBI NO DIA DAS MINHAS “BODAS DE OURO! DIA 11/10/2008.

PARA VOCÊ

PARABÉNS PELA BODA DE OURO

ASSIM DEUS PODERIA FALAR A UM CASAL QUE COMPLETA SUAS BODAS DE OURO.

VOCÊS SÃO MEUS QUERIDOS.

UM DIA VOCÊS NASCERAM.

TIVERAM SONHOS

EU MESMO OS CRIEI,

COLOQUEI DENTRO DE VOCÊS ESSA VONTADE DE SE AMAREM.

COLOQUEI EM SEUS CORPOS GERME DA VIDA.

O AMOR SE MISTUROU COM A FECUNDIDADE E VOCÊS GERARAM FILHO E FILHA QUE GEROU UMA NETA. E A VIDA PASSOU. ACOMPANHEI PASSO A PASSO A HISTÓRIA DE VOCÊS.

AS ALEGRIAS, OS MOMENTOS DE DOR.

ESTIVE PRESENTE EM TUDO. DESDE O MOMENTO DO SIM.

MINHA FORÇA ESTAVA SEMPRE PRESENTE E ATUANTE...

VI QUE VOCÊS ASSOCIARAM SUA CRUZ A COM A CRUZ DO MEU FILHO. E VIRAM QUE ELA FOI GERADORA DE PAZ E ENERGIA NOVA. VI O EXEMPLO QUE VOCÊS DERAM AO MUNDO QUE OS CERCAVA. MESMO QUANDO GOLPES DUROS PARECIAM FAZER ESTREMECER A CASA DE VOCÊS.

MAS TUDO ESTAVA FUNDADO EM ROCHA FIRME E A CASA NÃO CAIU.

HOJE RECEBO O CORAÇÃO DE VOCÊS NESTE DIA DE BODAS DE OURO. VOCÊS SÃO UM SINAL CLARO DE MIM MESMO NO MEIO DO MUNDO. VOCÊS VIVERAM O AMOR COM INTENSIDADE. E MINHA CASA É A CASA DO AMOR...

PARABÉNS

Eu gostaria que vocês lessem com muito cuidado e atenção. Quero acrescentar que é muito importante para mim a avaliação de vocês. Não tem importância se houver divergência, o que será muito natural. E acrescento ainda que este pedido é extensivo á todos os queridos amigos que deram-me

Á honra de ler os textos que publiquei.

Obrigado; um beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijo enorme no coração de vocês ADEUS

Lício Guimarães
Enviado por Lício Guimarães em 02/07/2013
Reeditado em 02/07/2013
Código do texto: T4369396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.