OPINIÃO

OPINIÃO

Mais uma demonstração de inépcia do Executivo nacional.

Vejam as propostas:

-Financiamento de campanhas (público, privado, misto)

-Extinção da suplência no Senado

-Fim das coligações partidárias

-Fim do voto secreto em votações do Congresso

-Definição do sistema eleitoral(proporcional, distrital,distrital misto)

Ora há uma confusão ou má-fé, pois dos 5 itens apenas 1 diz respeito a reforma política (definição do sistema eleitoral), os demais são claramente reformas eleitorais que não cabem num plebiscito.

Para mim, o plebiscito deveria começar questionando a obrigatoriedade do voto, afinal estamos, segundo consta, em uma democracia plena, cabendo a cada cidadão a vontade de ir ou não as urnas depositar seu voto. Em seguida, questionar a representatividade, indagando sobre a manutenção ou não de um legislativo bicameral ( Senado e Câmara ). O sistema bicameral remonta da Idade Média e representavam os cidadãos comuns e a casta, sendo que a casta tinha mais poderes, portanto, na democracia atual, em minha opinião, não há sentido a manutenção do Senado, além do que, haveria uma enorme redução de custos.

Caso haja uma proposta de reforma eleitoral, aí sim, viriam as outras questões e mais:

-Extinção de cargos de vice ( presidente, governador, prefeito )

-redução de cargos de deputados federais e estaduais e vereadores.

-Extinção de salário de vereadores.

-Revisão das benesses para ocupantes de cargos representativos

E muitos outros pontos que fogem ao bom-senso.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 02/07/2013
Código do texto: T4369375
Classificação de conteúdo: seguro