BRASIL É CAMPEÃO

Os onze homens de ouro do técnico Felipão adentraram o gramado do “Maracanã” às 19 horas deste domingo ensolarado (30/6/13), capitaneados pelo zagueiro Thiago Silva, lado a lado com os jogadores da “Seleção Espanhola”, que também chegou à final da “Copa das Confederações”.

O juiz apitou e os “canarinhos” partiram com tudo para cima dos espanhóis e, logo no primeiro minuto, David Luiz lançou Hulk pelo alto, ele domina e cruza para o miolo da área. Fred, mesmo caindo junto com Neymar e o goleiro, consegue chutar a pelota para o fundo do barbante de Casillas, fazendo 1 x 0 para o Brasil.

Aos 7 minutos, Oscar perde gol feito em passe de Neymar, endiabrado. Os gringos estão acuados, nervosos, sentindo a enorme pressão dos brasileiros. Paulinho, na intermediária, percebe Casillas adiantado, chuta por cobertura e quase faz aos 12 minutos, obrigando o excelente arqueiro da Espanha a defender milagrosamente.

Dois minutos depois disso, Neymar é lançado, parte veloz para o gol e Arbelôa o derruba. Seria gol certo, pois o avante brasileiro não tinha mais ninguém à sua frente, mas o juiz limitou-se a marcar falta, nem cartão amarelo aplicou ao defensor espanhol.

Aos 23 minutos só dá Brasil e os adversários são amplamente dominados pelos “canarinhos”. Cadê o “tic, tac” deles? Oscar sofre falta aos 27 minutos, quando partia sozinho para o gol, sendo derrubado. Felipão protesta junto à arbitragem, berrando e sinalizando que pelo menos dois espanhóis já deveriam ter recebido cartão vermelho por tais faltas.

Aos 35 minutos o Brasil sobra em campo e Fred, polivalente, aparece lá atrás junto à zaga, defendendo o arco de Julio César. Luiz Gustavo é muralha no meio campo e David Luiz um gigante louro na pequena área, tendo salvado um gol certo do espanhol Pedro aos 40 minutos. É a melhor partida de David Luiz nessa copa.

Aos 42 minutos, Ronaldo “Fenômeno” fala ao Galvão Bueno que o time brasileiro deveria tocar a bola para gastar o tempo e garantir o 1 x 0 para a segunda etapa, mas Oscar lança Neymar pela esquerda, ele domina e fuzila de canhota, fazendo 2 x 0 em cima do goleirão Casillas. É abraçado e beijado por todos os colegas e o juiz apita o final aos 47 minutos do primeiro tempo. A torcida berra, em uníssono, ri e chora de alegria e os espanhóis saem cabisbaixos para os vestiários.

No segundo tempo, Fred repete o que fez no primeiro e logo aos 2 minutos invade a área e chuta cruzado, fazendo 3 x 0 no marcador. Aos 6 minutos a Espanha já mexe no time e lança Jesus Nava, um ponta atrevido, no lugar de Mata. Mas aos 8 minutos Marcelo comete pênalti no mesmo Nava, Sérgio Ramos vem para a cobrança e, nervoso, chuta para fora! Vicente Del Bosque, o técnico espanhol, sua muito no banco como se estivesse numa saúna.

A seleção espanhola faz sua terceira substituição e bota Davi Villa aos 13 minutos. Ronaldo “Fenômeno” e Casagrande dão seus pitacos, achando que o Brasil deveria tocar a bola, contrariando a torcida que pede mais gols em cima dos gringos que nos chamaram de “monos”.

“Olé, olé, olé”, canta a torcida e aos 22 minutos Piqué recebe cartão vermelho ao dar um pontapé em Neymar. Ele mesmo cobra a falta e a pelota passa raspando o travessão de Casillas. Nosso técnico chama Jadson aos 26 minutos e tira Hulk, táticamente perfeito mas exausto. A nossa torcida grita “É campeão, é campeão!...”, Luiz Felipe Scolari saca Fred cansado e bota Jô aos 34 minutos. A partida caminha para os instantes finais e os “canarinhos” tocam a bola. Para mim o resultado não surpreendeu, pois eu nunca achei a menor graça nesse tal de “tic, tac” da seleção espanhola. Apreciava, isso sim, o famoso “carrossel holandês” de Johan Cruiyff e seus companheiros, em 1974. E o Brasil de hoje, com pouca diferença, me lembrou daquele timaço da Holanda. Jogou bonito, dominou, foi para cima e amarrotou os espanhóis! ...

Parabéns ao Felipão, à sua Comissão Técnica, aos brilhantes jogadores da “canarinha” e à vibrante torcida brasileira. E que venha 2014. Nós estamos prontos! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 30/06/13

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 02/07/2013
Reeditado em 04/07/2013
Código do texto: T4369099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.