TODA ATENÇÃO É POUCA

O circo romano, numa época de pouca sensibilidade humana, era um palco sangrento que ceifava vidas e acirrava os maus instintos do homem. Assim era e a população se divertia vendo cristãos serem estraçalhados por leões ou servindo de tocha nas fogueiras. As massas eram amortecidas por esses espetáculos.

O despotismo esclarecido que vigorou em alguns países europeus no século XVII, a exemplo do circo romano, também serviu para amortecer as massas. Sempre que a insatisfação popular surgia, os reis lançavam mão de pequenas reformas que desviavam a atenção, acalmavam o povo e fortaleciam o absolutismo.

Todos sabemos que a História é cíclica e repete situações análogas. Qualquer um que se aventura a olhar para o passado, sabe que ele é pródigo em exemplos de "circo e pão". Devemos, portanto, focar nossa atenção ao movimento popular que atinge o País e evitar que ele se perca, amortecido pela fumaça das bombas e desviado daquilo que é básico para o bem estar social.

Queremos saúde, segurança, educação. Mas todos sabemos que as mudanças nesses setores passam antes por uma reforma estrutural na política brasileira. Enquanto houver corrupção e impunidade entre nossos representantes, enquanto não houver o fim das regalias que produzem políticos de carreira, nada vai mudar. Se queremos mudanças que de fato atendam aos nossos anseios, devemos ficar atentos e rechaçar os atos que ressuscitam os déspotas esclarecidos e dão continuidade ao histórico circo e pão. Afinal, estamos lidando com cobras criadas no lamaçal dos currais eleitorais e toda atenção é pouca...

Giustina
Enviado por Giustina em 02/07/2013
Código do texto: T4368883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.