PLEBISCITO!? ESTOU FORA!
 
ATENTAI BEM, BRASILEIROS! O  povo foi às ruas para cobrar  dos três poderes :  Executivo, Legislativo, Judiciário, ética , honestidade  ,  zelo pela coisa pública, eficiência, celeridade no cumprimento das leis  e não   REFORMA POLÍTICA.  Essa é de competência do Legislativo , prescinde de consulta popular e assim deve ser feita .. Esse plebiscito que estão querendo nos impor - governo e PT é GOLPE! , querem, isto sim, transferir  responsabilidades para o povo, que não pode ser obrigado a carregar sobre os seus ombros  tamanho peso. Afinal,  qual é o objetivo do poder legislativo senão de  elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas à toda sociedade, com o objetivo de satisfazer os grupos de pressão, a administração pública, a sociedade e a própria causa.  A esta altura do campeonato o povo não está  ditando normas de funcionalidade das instituições, estão exigindo, sim,  os seus direitos: saúde ,  educação,  transporte,  moradia, segurança e que seja bem representado perante assembleias e Congresso..
                                              

O governo e o PT não está interessado em  plebiscito e sim no que pode lucrar com isso! Segundo o jornalista Pieter Zalis, “O PT  TENTA IMPRIMIR VERNIZ DEMOCRÁTICO À IDÉIA, MAS O OBJETIVO DE PLEBISCITO  É DAR MAIS DINHEIRO AO PARTIDO E INSTITUIR O VOTO DE CABRESTO”.  Como bem diz Roberto Pompeu de Toledo, “torturar o eleitorado com um plesbicito sobre reforma política equivale a repassar-lhe um problema de física”. Plebiscitos se fazem com  enunciados simples, na base da resposta do sim ou não. Além do mais ninguém é obrigado a saber o que é voto distrital, voto distrital misto, lista fechada, lista aberta, cláusula de barreira, financiamento público de campanha ou coligações  em eleição proporcional,  quociente  eleitoral e por ai vai.

Aguardemos que esta coisa de plebiscito não prospere e deixo a palavra final com Roberto Pompeu de Toledo:

“E DUVIDOSO QUE VINGUE A IDEIA DO PLEBISCITO, COMO NÃO VINGOU A DA TAL “CONSTITUINTE EXCLUSIVA”. SE O PLEBISCITO VINGAR, ARRISCA GERAR UM MONSTRENGO CONSTITUCIONAL DAS PROPORÇÕES DO BICHO PRÉ-HISTÓRICO”.

                                     

              
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 01/07/2013
Reeditado em 01/07/2013
Código do texto: T4366294
Classificação de conteúdo: seguro