O mito Lulá

 
A propaganda enganosa do Brasil Maravilha inventada pelos marqueteiros do ex-presidente Luiz Inácio e Cia. se alastrou pelo mundo e acabou criando imagens distorcidas do nosso país.

Ao ver nossos passaportes, o gerente do hotel em Paris exclamou: Oh! Os brasileiros são muito ricos, lá não há crise, bem que o Brasil podia mandar dinheiro para nós aqui na França! De nada adiantaram nossas explicações, parece que ele nem ouviu.

Em outro hotel na mesma cidade, uma funcionária de origem africana conversou conosco. Disse que adora as novelas brasileiras, assiste todas. Curte as histórias, os ambientes, os atores, a sonoridade da nossa língua. De repente, perguntou: E Lulá, como vai? Ficou surpresa e intrigada ao saber que nós, particularmente, não gostamos do Lulá. Mas como é possível, um homem tão bom...

Não sei se agora essas pessoas estão a par dos últimos acontecimentos aqui em nossa terra. Se tiverem visto pela televisão imagens das manifestações que vêm ocorrendo em todo o território, cujo objetivo principal é acabar com a corrupção, devem estar perplexos. Afinal, o bondoso Lulá não era tão bondoso assim... Só para os mais chegados, talvez. Devem ter percebido também que o país maravilha por ele alardeado tampouco é maravilhoso... Com estradas esburacadas, gente dormindo no chão em corredores de hospitais, crianças mal alfabetizadas, criminosos impunes, aeroportos em colapso, população cansada de pagar altos impostos, etc, etc. O mito Lulá se esfacelou.





.(*) foto da autora. Parc Montsouris e Cidade Universitária ao fundo. Paris.