Imaginou a copa assim?

Quando a expressão "Imagina na copa" virou jargão as pessoas imaginavam: congestionamento no trânsito, aeroportos e rodoviárias lotados, reuniões com os amigos, pagode, churrasco, assaltos, muitos assaltos, cerveja, muita cerveja, ou seja, a festa rolando solta.

Ainda estamos na Copa das Confederações, mas o jargão podia mudar para “Imaginou a copa assim?”. Ao invés dos holofotes estarem voltados apenas para seleção brasileira eles estão focando a população, as manifestações e o congresso nacional. Quem imaginou que em plena copa mais de 1 milhão de pessoas iriam as ruas protestar contra o aumento abusivo na passagem do transporte, contra a corrupção, contra os impostos que não param de crescer, contra o descaso com a saúde pública e a educação?

Quem imaginou que a atitude do povo iria obrigar os políticos a mudarem de posturas, levando eles a serem mais cautelosos em suas palavras e decisões? Porque não pensem que eles são incríveis e generosos, não esqueçam, eles só mudaram de postura porque a “batata deles estava assando”, não porque de fato concordam com o povo, do contrário nem precisaríamos fazer manifestações para exigir nossos direitos.

Eles não fizeram mais do que obrigação, no entanto, a maioria deles está usando a situação para garantir votos na próxima eleição. Alguém avisa eles que a presidenta “que é a presidenta” está despencando nas pesquisas, agora imagina o restante do Congresso.

Desejo veemente que a postura do povo não mude, que continuemos a lutar por nossos direitos que irão refletir na vida de nossos filhos e que sejamos exemplo para gerações futuras. A política precisa entender que não importa a quantidade de festas ou se a seleção está na final, eles não conseguirão nos deixar cegos, surdos ou mudos. Teremos copa sim, mas quem imaginou que seria assim?