O grande passo

O grande passo

A morte engrandece aqueles que conseguem vencê-la.

Você disse que sua visita foi antes da hora, mas você também afirma que sua vida durará até se consumar o último suspiro da palavra. O grande passo será dado, mas para você será um salto, pois sabe que ao pular o mundo, você, enfim, se eternizará.

Assim que vida viu a sua primeira gestação, o tempo dobrou-se ante os nascimentos. Com tal afirmação percebi que você matou a morte e a própria morte será sua redenção. Sua força vital ecoará até que o tempo transforme tudo em rascunhos de uma época, mas você será sempre procurado e, assim, ressuscitará amiúde. A morte, então, só encontra quem a busca para uma vida após ela; todavia, sua vida será eterna e você descerá da cruz da vida para ser esquartejado.

Agora, entendo claramente a força que transborda do seu mundo interior; um poder que derruba as leis naturais e quebra regras deterministas. Seu tempo prematuro, ainda não foi entendido, tudo que sai de você é algo ainda a ser degustado, mas sua perturbação aborrece a cegueira da conformidade. A morte vem para lhe trazer aplausos e não para lhe enterrar e colocá-lo como um resto putrefato, no qual, vermes contribuirão para o grande fim da vida. A morte será vencida por você e os deuses todos ficarão enfurecidos e, assim, eles prorrogarão seus dias para que você não se torne um Messias. Mas a sua coragem é tamanha e o contrato de vida e morte não lhe diz respeito, pois a saturação pode fazer-lhe dar o grande passo.

Aos covardes resta a morte, aos loucos a eternidade.

Não se morre quando se tem vidas paridas na própria vida, rastros que, dificilmente, serão apagados. Ninguém escapa da morte sem morrer na própria vida, por isso, sei que já é um defunto ressuscitado, várias vezes. Está tudo claro para mim; como a pureza de uma donzela. Você roubou o cajado da morte e a matou com a sua própria arma. De dentro da sua cova clamarão as palavras, gritarão as vidas que você pariu em vida. Todos, de repente, ouvirão e você, onde estiver, regozijará. A humanidade vai se redimir e todos saberão que, enquanto estava por aqui, você era o caminho.

A morte empobrece quem não sabe investir na vida.

O seu corpo morto estará mais vivo que toda a humanidade. E dirão alguns: ele está mais vivo que nunca! Enfim, o homem se flagelará e tentará, de vários modos, dissecar seu cadáver. Alguns odiarão suas vidas, outros a disseminarão, mas todos serão obrigados a ver o grande espetáculo da sua ressurreição. Muitos terão ouvidos e aprenderão, outros assistirão apenas sua aparição, mas a vida será, de certa maneira, desestabilizada.

A morte convida, todos os dias, a vida.

Muitos lhe negaram mais de três vezes, outros lhe esbofetearam com o desdém, mas, depois do grande passo, todos clamarão por algum resto de palavra deixada. As bênçãos foram deixadas, as rezas ensinadas e o caminho apontado; logo, é preciso saber que a morte pulsa em sua vida como a grande redentora.

Mário Paternostro