OPINIÃO.

A grande luta da humanidade, mostra a reportagem histórica, se faz pela opinião. É a grande mola que impulsionou o homem na pretensão de sua organização. Luta sem resultados....

Há setenta anos quatro jovens na França trazem à luz do dia uma das maiores maravilhas paleolíticas do mundo: a Gruta de Lascaux e as pinturas rupestres que datam cerca de 17.000 anos. Os cientistas a chamaram de "Capela Sistina da arte rupestre". Chamo-a de “marco da opinião”.

Era a primeira opinião de visão da expressão; artística. Os touros grafados diferem em forma opinativa, são cento e trinta figuras de animais.

Havia diversidade de expressão.

As variadas opiniões da grande procissão humana, desde as primeiras disputas pela sobrevivência, pela força, até maiores civilidades, tiveram objetivos definidos, obviamente quase sempre pessoais.

Algumas opiniões sedimentavam entendimento grupal. Todas, de todos os matizes, cercavam-se de interesses, o outro elemento da equação que move a opinião.

Opinião de qualquer origem, religiosa, política, social, em sentido lato, opinião que sempre buscasse o melhor, nisto crendo, voltou-se quase sempre para a pessoalidade.

As guerras que trouxeram mortandades, visaram o predomínio de opiniões, de todas as origens.

A nada chegaram como coletivo satisfatório, alcançando, e pouco, as partes. Isto se alastra com grandes sobras de irrealização do todo pretendido pacificar até nossos dias. E se arrastará para todo o sempre....

Apontemos absurdos, parcialmente superados, e aparentemente, como a escravização formal e as penas crudelíssimas, executadas em nome de um Deus.

E a grande pergunta, essa opinião dissecada em incontáveis vertentes e credos, políticos e religiosos, a que chegou, a qual resultado? A NADA.... AO PURO NIILISMO.

A humanidade, SEM PESSIMISMO, nada mais é que niilismo...

Ninguém, com raríssimas exceções, renuncia a nada, abre mão de coisa alguma em prol do todo, a parte que lhe cabe, material e emocional, sempre há de ser somada a qualquer preço.

Sem nenhum halo divino, e nada nisso se coloca, somente um homem pode sair desse plano incólume como OPINIÃO MAIOR, sem restrições. E por quê?

Por somente ter se preocupado com o impessoal, com a humanidade, com o todo, e por isso, somente por isso, deixe-se de lado o credo de ser filho de um ente maior, ficou perpetuado como nenhum outro homem, JESUS CRISTO, histórico.

Haverá melhor opinião, alguma outra ficou com tamanha referência e força somente por oralidade?

É bom pensar nisso. Adiantará? Não creio, mas não custa OPINAR para buscar algo mais nem que seja o menos em número.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/06/2013
Reeditado em 07/07/2013
Código do texto: T4363360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.