A PEC 37 Subiu no Telhado
 
Estamos atrapalhando a Copa? Desculpem a falta de EDUCAÇÃO!
(cartaz de manifestante)
 
A PEC subiu no telhado. A PEC caiu do telhado. Caiu, nada! Foi derrubada pelo povo!
Na terça-feira, em serão que varou a madrugada, a Câmara dos Deputados enterrou a PEC 37 que reduziria os poderes do MP e aprovou o projeto de lei 5500/2013 que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde.
Tem mais! O Senado Federal aprovou o PLS 208/2011 (2011!) que categoriza a corrupção como crime hediondo e o Supremo decretou prisão imediata do deputado Natan Donadon, condenado desde 2010 (são três anos!!!).
As reivindicações pendentes são muitas e, mesmo essas pequenas vitórias alardeadas, só terão efeito depois de muita burocracia, mas o momento é de euforia. Circulam nas redes sociais várias imagens e textos associados ao fenômeno (que não é o Ronaldo, meio out depois da sua desastrada declaração sobre não se fazer uma Copa com hospitais). Tem coisas geniais, esbanjando humor. Uma charge suíça representa bem a estupefação do mundo diante deste novo Brasil, ao mostrar um soldado jogando uma bola de futebol para os manifestantes que retribuem atirando pedras, enquanto explica: "não funciona mais."
Deixamos de ser o País do Futebol? Não! Apenas estamos cansados de ser só isso. Já circulam boatos sobre a possibilidade de cancelamento da Copa de 2014 por aqui. Duvido! A Fifa terá lucratividade recorde com a "nossa" Copa, não vai largar esse osso assim. E segue confiante na possibilidade de que uma zebra, neste domingo, nos dê a Copa das Confederações sobre a Fúria espanhola e, com isso, vire este jogo de insatisfação nacional. No meu pessimismo, tenho a impressão de que o movimento já esfriou um pouco, desestimulado pelos repetidos episódios de violência e até pela ilusão de dever cumprido diante das pequenas vitórias anunciadas, já que não há uma pauta fechada de reivindicações.
Tomara que não. Espero mais é que essas "vitoriazinhas" animem os manifestantes diante da expectativa de sucessos ainda maiores.
Afinal, ainda temos PEC 99/2011, cura gay, bolsa estupro, criminalidade, descaso e toda uma canalha de corruptos pra derrubar...
Telhado pra isso é o que não falta!

 
Texto publicado no Jornal Alô Brasília em 28/06/2013.