QUANDO EU PUDER.....

 

          .....e tomara que não demore muito, quero passar uns bons tempos entre as montanhas das minhas Minas Gerais.

      Quero conversar bastante no mais autentico sotaque caipira, tomar café adoçado com rapadura, antes do almoço e só pra abrir o apetite , provar um traguinho da mais pura caçhacinha mineira .

      Quando eu puder estar lá, sem nenhuma pressa pra nada e nem pra voltar pra minha casa , quero ouvir muita moda de viola, andar a cavalo e todas as manhãs esperar o sol apontar por trás das montanhas verdes da minha amada terra .

     Depois de matar saudade comendo uma quantidade inimaginavel dos verdadeiros pães de queijo, além de deitar e rolar nas sobremesas com o maravilhoso    Romeu e Julieta mineiros , quero visitar   umas   fazendas   onde existem plantações de café . Com certeza aproveitar para dar umas voltinhas nos carros de bois que ainda existem por lá .

        Já estive em alguns lugares com costumes e sotaques diferentes, em algumas cidades muito lindas mas, não tem jeito, não tem coisa melhor do que poder caminhar pelas terras e sentir o mais puro ar das montanhas mineiras .

       Houve uma época em que , num desses momentos    em    que perdi completamente a lucidez , tentei    trocar    minha roupagem de mineiro autêntico . Foi umas das maiores bobagens que cometi e ainda bem que durou poucos segundos .

       A     mineirice está no sangue e é esse sangue mineiro    que faz   meu coração bater muito mais forte . As saudades mineiras são mais profundas, o sentimento mineiro faz as lágrimas rolarem com mais sinceridade e a simplicidade da vida mineira é que quero rever brevemente .

       Quando eu puder quero abrir um precipício profundo no meu coração para dali deixar escapar a saudade imensa que tenho das minhas coisas, do jeito de falar e agir  dos verdadeiros mineiros .

       Quando eu puder quero falar um bom tempo sobre as novidades mineiras, sobre os peixes pescados no rio, sobre o exagero dos causos contados com a maior seriedade , sobre o cantar do lindos pássaros que invadem a pracinha de uma certa cidade do sul das minhas Minas Gerais.

        Dizem que mineiro exagera nos causos e então, vou contar uma verdade que como todo mineiro diz, é uma verdade verdadeira . Os pássaros lá da minha terra voam mais livres, cantam muito mais bonito e , acreditem ou não , são muito mais coloridos .

        Quando eu puder quero subir nas goiabeiras e nas jaboticabeiras sem receio de cair . Quero andar descalço, pisar na grama molhada e assar milho numa enorme fogueira .

        Quando eu puder, quero estar entre o povo mineiro que sabe abraçar de verdade. Aliás, já disse antes e repeti várias vezes que o abraço mineiro é o melhor que conheço .

       Quando    eu    puder, ah, quando eu puder ! Quero cortar amarras que me prendem, quero soltar a voz cantando desafinado e de uma vez por todas, quero aprender a pescar com vara de bambu .

         Quando eu puder quero tomar café coado em coador de pano, devorar uma baita caneca de cangica misturada com coco e amendoim ralados , comer broa de milho assada em fogão a lenha, sem esquecer de a noitinha, quando fizer aquele friozinho gostoso, tomar uma dosezinha de um maravilhoso quentão mineiro, só pra esquentar um pouquinho.

         Quando eu puder, quero estar conversando com pessoas amadas que quando gostam de uma coisa não se acanham de repetir : “Ô trêim bão, sô !”.....



                               *********


CANJICA.jpg

 






(.....imagens google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 26/06/2013
Código do texto: T4359879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.