MANIFESTAÇÃO POLÍTICA POPULAR

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA POPULAR

“Com tal força criadora do meu pensamento positivo, guiado por Teu Amor e sustentado por Tua Vontade, cimento novo, construo uma nova mente, casa nova de meu Pai, na qual habitarei na alegria reencontrada e na prosperidade: nada me faltará e, rico, finalmente poderei dar e Tu viverás e morarás comigo. Não mais terei os olhos arregalados do pobre, estarei repleto dos Teus bens; nada mais me faltará e serei feliz mesmo quando der mais ao meu irmão. Sou rico, sou filho do Rei, só agora tenho certeza disso; Tu me dás tudo que me ocorre pedir e mais; sou rico de tempo para crescer; sou rico para ajudar os mais carentes, estropiados e necessitados.” (Jai Datt).

Como diria um grande sábio, torno-me paciente para com minhas fraquezas, meus erros, para com minha impotência e minha pouca idade, paciente para com os irmãos menores e maiores que a todo instante me põem à prova, mostrando-me meu limite. Essas palavras foram ditas no alvorecer da minha juventude modesta, mas de um carisma todo especial, pois a nossa missão, desde os primórdios de nossa vida, já planejávamos como seria feito quando atingíssemos a maior idade. Vemos a nossa Pátria querida num alvoroço sem igual, pessoas de boa índole se misturam com pessoas de má conduta, nominadas de baderneiros e insufladores. A conscientização nos leva a creditar de que a atividade humana se insere em nossas atitudes comportamentais e desobediência às leis Divinas e matérias.

Com isso, a ação e reação vêm nos perturbar com o mesmo efeito da desobediência e, a manifestação se fortalece, através das atitudes insanas, impensadas, que praticamos todos os dias. Somos seres imperfeitos, nascidos simples e “ignorantes”, mas apesar dos dons que recebemos, formamos e fazemos parte de uma sociedade ambiciosa, orgulhosa, egoísta e materialista. Quem aprender com a tolerância já terá percorrido um imenso caminho para modificações. Os comportamentos menos agressivos são altivos, quando voltamos nossos olhares para os menores, para os doentes e, também para os arrogantes, para com aqueles que se cansam mais lentamente, e assim seremos tolerados. Queremos ser igual a nós mesmos, e a ti Senhor em todos os momentos de alegria ou de dor.

Queremos ficar em nosso verdadeiro centro e não mais nos desequilibrarmos com nossas incertezas. Estamos nesse orbe complicado para crescer e evoluir e jamais retrogradar. Aprenderemos a ficar firme no coração e na mente, aconteça o que acontecer. Lições de vida para quem almeja a paz, o amor, a simplicidade e uma vida ordeira e sem a violência intolerável. Somos seres humanos vivendo em sociedade, no entanto, essa sociedade está completamente isolada em consequência dos percalços da vida terrena. O homem é um ser político por natureza, mas precisamos saber que a política é a arte ou ciência de governar, a aplicação da arte nos negócios internos da nação ou nos negócios externos, além da prática ou profissão de conduzir negócios políticos. Refere-se ao conjunto de princípios ou opiniões políticas, astúcia, maquiavelismo, cerimônia, cortesia e urbanidade.

Existe a política interna e a política externa, cada qual com suas atribuições. A política é uma ciência, mas quando ela é tolhida em sua finalidade recebe outra identificação. Muda de política para politicagem que é uma política ordinária, mesquinha e interesseira, além do mais forma uma súcia de maus políticos e o parlamento vira politicalha. Um caso interessante: Ex- guerrilheiro, e uma das vozes mais ativas na luta contra a ditadura, compara as atuais manifestações com os protestos do passado e diz por que os movimentos de rua o fizeram refletir sobre a decisão de abandonar a política. Falamos de Fernando Gabeira. Os indignados do Movimento Ocupe Wall Street ainda não alcançaram resultados, mas isso faz parte do jogo democrático.

A Copa do Mundo também pode ser um momento de tensão, porque vai coincidir com as eleições presidenciais. A Copa do Mundo, um grande evento esportivo que exige planejamento e grande organização, é uma contribuição importante para estimular o crescimento econômico em razão dos grandes investimentos que mobilizam a população e os efeitos nas diversas cadeias produtivas. Foram escolhidas doze cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Natal. Antes desse evento, a Copa das Confederações em Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais. O estopim da violência acendeu durante a realização da Copa das Confederações.

Segundo Carlos José Marques - foram tantos e tão legítimos os gritos de ordem que eles conseguiram calar até os acordes de truculência Policial dos primeiros dias. Esquece esse jornalista que a Polícia Militar tem comando e a ação policial é coordenada em casos de tumultos pelo secretário de Segurança Pública, Comandante da Polícia Militar e pelo Governador do Estado. Muito fácil acusar de truculenta a ação policial, queríamos que eles dissessem como a segurança deveria atuar. Distribuindo flores, rosas e carícias? Diante de uma multidão grandiosa - onde vândalos jogam pedras, saqueiam lojas, bancos, depredam patrimônio público, os policiais teriam que usar o que tem para dispersar a multidão. Balas de borracha, gás lacrimogênio, e gás de pimenta. A cantiga da perua é a mesma. Há de tudo um pouco e, no geral, seus mentores pedem o rompimento do processo de injustiças em curso. Não deve, naturalmente, buscar isso de maneira anárquica, autodestrutiva, como certos grupelhos de vândalos, saqueadores e aproveitadores tentavam fazer por esses dias um papel deplorável. Eles não tentaram, fizeram e com bastante violência e estrago. Citado senhor queria que a Polícia abandonasse o “Teatro de Operações” e deixasse que os malfeitores destruíssem tudo e praticassem crimes contra os manifestantes ordeiros. Quem está na chuva tem que se molhar, já diz o velho clichê popular. Demora tempo para os órgãos de segurança numa grande manifestação descobrir que é quem.

Esse manifesto serviu para abalar os alicerces do governo que está perdido e sem rumo certo para tomar. A presidente reuniu governadores, prefeitos, ministros, e manifestantes para informar quais as medidas que o governo tomará para amenizar a situação. A Copa do Mundo no Brasil é considerada a mais cara de todos os mundiais realizados. E os números não param de crescer. O principal executivo do governo federal na organização do evento, Luis Fernandes, explicou que serão gastos R$ 28 bilhões, o que representa as despesas das últimas três copas. São 28 bilhões de dólares equivalendo a quase 60 bilhões de reais.

Aqui acontece de tudo. Obras superfaturadas, gastos desnecessários, desvios de dinheiro, enquanto a bola rola a educação sofre, a saúde arqueja e a segurança entra em estado de letargia. Segundo a Editoria Notícias & Empregos a presidente firmou cinco pactos para atender as reivindicações dos protestos. A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta segunda-feira (24) com representantes do Movimento Passe Livre, governadores e prefeitos do Brasil, para apresentar as ações emergenciais a serem tomadas após os protestos que se espalharam em todo país. De acordo com o discurso da presidente, o governo assume a partir de agora, cinco pactos para atender reivindicações, que são eles: Primeiro: (Economia) responsabilidade fiscal para estabilizar economia e controlar a inflação.

Segundo (Política) construção de ampla e profunda reforma política, ampliando a participação popular. Terceiro (Saúde) acelerar os investimentos já contratados em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e unidade de saúde; Quarto (Mobilidade) dar um salto de qualidade no transporte público das grandes cidades, sendo destinados R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana; Quinta (Educação) maior investimento na educação pública, buscando através da alfabetização, educação em tempo integral, ensino técnico e superior. Essas medidas não são as melhores para o Brasil, se fossem já teriam sido executadas e não foram. Não resolverão os problemas brasileiros, pois a corrupção vai continuar e ninguém será encaminhado aos presídios e o plebiscito popular não será aprovado.

Temos pena e dó da população brasileira, no entanto, criticamos aqueles que querem colocar a culpa do vandalismo exacerbado na “truculência policial”. É uma desculpa esfarrapada igual à malfadada “Comissão da Verdade”, que de verdade nada tem. As manifestações vão continuar e aí vamos ver a porca torcer o rabo e o que fará a cúpula do governo. Se eles estiverem perdidos com certeza vão colocar as FFAA (Forças Armadas) nas ruas. Segundo nos informa a mídia a presidente Dilma teve um bate-boca com prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio em Brasília. Segundo Hermínia Vieira, de um modo geral, governadores e prefeitos saíram decepcionados da reunião com Dilma Rousseff, realizada dia 24, em Brasília.

De acordo com os gestores, a presidente “jogou a batata quente” nas mãos deles, uma vez que as medidas anunciadas pouco dependem do governo federal. Será? A angústia dos gestores passou a ser, então, como viabilizar as promessas que a petista fez em rede nacional. Preocupado em como fazer sua parte para que o discurso de Dilma saia do papel, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), reclamou da dificuldade de os municípios reduzirem as tarifas de ônibus. Neste momento, a presidente interrompeu o prefeito: “Olha aqui, meu filho! Eu conheço muito bem esses números”, afirmou, com extrema rispidez. Diante da situação vexatória e – insatisfeitos - com o resultado da reunião, Roberto Cláudio e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), saíram à francesa, pela lateral do Planalto, evitando a imprensa. Dilma tem bate-boca com prefeito Roberto Cláudio em Brasília. Cid Gomes e Roberto Cláudio não buscam holofotes e Eunício se posiciona contra a convocação de Constituinte. Prefeito de Juazeiro do Norte (CE) firma compromisso com MP e adia publicação da lei que diminui salário dos professores. OAB-CE ratifica decisão contra a PEC 37 em sessão com membros do Ministério Público. Além de irritada, Dilma mostra com todas as letras que não é uma pessoa de diálogo, além do mais é prepotente e arrogante. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 26/06/2013
Código do texto: T4359218
Classificação de conteúdo: seguro