A VIDA EM CICLOS

Enquanto faço minha caminhada matinal, os pensamentos andam também, quase sempre mais rápido e ágil que os meus pés.
Hoje, me lembrei de quando nos mudamos para esse condomínio e lá se vão quase 27 anos ! É um tempo grande. Quando aqui chegamos nossos filhos eram crianças. Meus avós que viviam conosco, caminhavam todos os dias pelas alamedas quase desertas. Vinham sempre de volta dos passeios trazendo mudas de flores ou de frutas, algumas delas ainda existem. Já meus queridos avós, se foram, empreenderam a grande viagem de volta, que todos nós faremos um dia.
Os filhos, também já faz tempo, acompanhando o ciclo natural da vida, deixaram o ninho. Tudo no lugar e hora certa, pois fruto que fica no pé sem ser apanhado, passa do ponto e apodrece.
Entro no quarto do filho, passo pelo da filha, ou no dos meus avós, e tudo está no lugar, arrumado e sem uso.

Entender os ciclos da vida, é necessário, mas nem sempre fácil, pois a saudade é agente invisível e presente o tempo todo.
Observo todas as vantagens que esse novo ciclo trouxe a mim e ao meu marido. E são inúmeras sem dúvida.
O tempo agora nos pertence mais, estamos mais livres para ir ao cinema nas noites da semana, para visitar amigos e recebê-los, para viajar, que sempre foi uma paixão nossa. E temos feito tudo isso, com bastante constância, buscando realizar sonhos que antes eram deixados para trás por conta das necessidades de nossa prole.
A mim o que ajuda muito a combater a saudade e possível sindrome do ninho vazio, são os trabalhos voluntários, aos quais me dedico há mais de três décadas, e que nesse novo ciclo, tenho ainda mais tempo para exercer com qualidade.

Ah, tem ainda os ciclos do corpo que com o passar dos anos vai sofrendo mudanças significativas. Mas, nada a reclamar, só a agradecer. Se a vista encurtou, a paciência aumento. Em troca de algumas rugas que se pregaram em meu rosto, o sorriso aprendeu a brotar com facilidade. E depois, quem me deu a oportunidade de chegar até aqui aprendendo, foi exatamente esse corpo, que hoje, já não tem a mesma resistência de outros tempos, mas possui em cada célula a marca de minhas experiências.
Os ciclos vão nos mostrando, que sempre há perdas e ganhos em tudo. Importante contabilizá-los, e verificar que o saldo tem sido positivo !

(Imagem: Lenapena)



Lenapena
Enviado por Lenapena em 26/06/2013
Reeditado em 26/06/2013
Código do texto: T4359179
Classificação de conteúdo: seguro