Você, o além-do-homem

Você, o além-do-homem

Uma vez, você falou que estava além dos horizontes fronteiriços que limitam o humano. Que sua estrada é um destino infindo e um caminho incessante na busca de respostas. O que não consigo entender, é como alguém que vive em busca de algo pode estar além? O quê? Aquele que já encontrou tudo o que procura, na verdade, se perdeu no caminho da existência. Quer dizer que a estrada é que ensina? Sei! A estrada é o percurso para se ir além, aquele que senta nas pedras, ou tropeça nelas, certamente, ficará olhando a vida se esvair em conceitos pré-determinados e bengalas que servem/servirão apenas de paliativo, mas têm por objetivo limitar as buscas que levam a uma saída. O que não consigo compreender é; que saída é essa? Você disse que está além, mas onde é esse lugar? Fala sério! O lugar que você está é inacessível, pois só aqueles que penetram no âmago da vida podem encontrá-lo. Quer dizer que você vive na essência da vida? Entendi! A vida é submissa a existência, por ser assim, ela procura manipular o humano, oferecendo destino e acasos, mas com objetivos específicos. Responda, quais? Como assim? Sei! Quer dizer que para você existe uma linha, na qual, o humano segue, mas essa linha pode ser quebrada caso ele encontre o fim do novelo determinista da existência. Explique-se direito! Hum? Ah, sei! Quer dizer que tudo é uma representação, que até mesmo a existência precisa que o humano acredite que ele tenha um propósito, que ele é significante; mas, na verdade, ele é apenas uma peça para a vida manter o equilíbrio da existência; não há uma finalidade para o humano?

Mas, e você? Você se diz além-homem por quê? Arrogante! Quer dizer que você se libertou, pois não acredita em finalidade e não se consola com o devir no além; você sabe que tudo foi engendrado para consolar o final do humano e que esse consolo faz com que a vida se torne uma passagem para o desconhecido mais conhecido e explicado. Sei! Você quer se apresentar nessa vida; quer completar a jornada nessa vida; quer ver o fim do novelo nessa vida. A existência não pode continuar trabalhando para uma incompletude e para uma vida que existe por constantes acidentes e fracassos.

O que você propõe? Sei! Que a liberdade do humano está na descoberta da vida em vida e que a busca por algo inacessível, apenas, o controla e o condiciona a existência. O humano responde às liberdades com medo e aprisiona sua vida em uma vida limitada e cheia de fracassos consolados. Como assim, fracassos consolados? Entendi! A partir do momento em que a continuação é mais importante que o aqui, tudo fracassa; mas há consolos.

Você não fracassou? Presunçoso! Sei! Sua vida não busca alento fora dela, nem há uma eternidade criada para curar a brevidade da sua existência; tudo é vivido em vida. O Além-homem produz rastros e deixa marcas para que outros apaguem com novos passos. Os caminhos são sempre os mesmos, mas nem tudo é observado no percurso; por isso, é preciso olhar a vida fora da existência e encontrar vida mais vida aqui. Entendi! A contribuição da sua vida (Além-homem) é apagar a vida após para que ela se complete e se finde aqui.

Mário Paternostro