O GIGANTE ACORDOU!

Como cidadã posso dizer que já vivenciei pelo menos quase meio século da história brasileira. Como professora de História sei que a classe que detém o poder não oferta nada de mão beijada. Isso está registrado na História da humanidade para quem quiser ver. Todas as mudanças estruturais que acompanharam a vida dos povos iniciaram com movimentos sociais, em momentos que a sociedade estava no limite, aquele momento em que o cidadão não tem mais paciência para suportar o status quo vigente. Portanto, se os governos não tomam a iniciativa de trazer benefícios nas áreas prioritárias à população, quem se sente lesado é que vai à luta para exigir direitos básicos.

Quando ocorreu a Revolução de 64 eu era criança, mas fui jovem dentro de um regime que calou a voz do povo, a ferro e fogo, durante décadas. Como consequência, uma geração inteira sofreu arbitrariedades e muitos heróis anônimos foram calados nos porões da ditadura. O tempo seguiu seu caminho e o povo, num determinado momento, voltou às ruas no grito das "diretas já". A democracia voltou lentamente mas, com exceção dos "caras pintadas" exigindo o impeachment de Collor, parece que se desenvolveu uma geração de amordaçados e a juventude, por anos, não fez valer sua voz.

De repente o Brasil foi sacudido! Uma corrente atingiu as redes sociais, convocando a população. Como não poderia ser diferente, os estudantes foram os primeiros a atender ao apelo e os movimentos começaram a pipocar em todos os Estados brasileiros. Não foi um fato isolado. Foi o País inteiro, iniciando nas grandes capitais e se estendendo, num crescendo, por todos os rincões da Pátria amada.

Aconteceram atos extremos? Sim, aconteceram. Bandidos e arruaceiros aproveitaram para roubar e destruir o patrimônio público e privado. Mas, se considerarmos os milhares de manifestantes pacíficos, podemos dizer que os vândalos são uma minoria. Uma minoria que toda a sociedade repudia e que deve pagar por seus atos funestos. Quanto à população brasileira que lotou as ruas, numa presença pacífica, exprobando a corrupção e a impunidade e pedindo reformas sociais, essa merece todo o respeito e o aplauso pela bela demonstração de cidadania. Em uníssono as vozes se uniram! Estava na hora do gigante acordar!

Espero que os líderes políticos brasileiros atentem para o clamor popular e tomem decisões que proporcionem a paz e o desenvolvimento do País como um todo. Esse é o Brasil que nós queremos.

Giustina
Enviado por Giustina em 25/06/2013
Código do texto: T4358116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.