"BELEZA É TUDO!"

Era pequena e gorda, dentes saltados e desencontrados, óculos enormes a completar o esdrúxulo figurino.: "botijãozinho". Cresceu assim, escondendo-se - ou assim tentando -, para não expor sua figura, não ser notada.

Veio a menarca, com ela mais quilos. Depois, a adolescência, e deu um basta: regimes, academia - que até hoje frequenta - corretor para os dentes, lentes de contato, clareou os cabelos.

O passado é quase um segredo, transmitido aos filhos, que lhe copiaram os traços: dentes, quilos, altura. Tudo tem conserto.

Hoje passa, vistosa e lasciva, sabedora de seu poder de sedução. Entre homens e mulheres sabe-se bela e exerce um poder que antes não conhecia. Em seu íntimo, ela que experimentou a vida madrasta, goza.

Sociedade perdida pelo consumismo, não se atém aos valores maiores. O efêmero invólucro vale mais do que o conteúdo, compram-se livros pela capa, para depois descartá-los, por inúteis.

Em um dia, muito frio, trajava vestido que...

lhe desenhava, mais que revelava, suas hoje perfeitas formas: "Beleza é tudo!"

Pode não ser. E não é. Mas faz uma tremenda diferença. No seu modo de agir, de pensar, de se expressar, ao seu ego. Ouvem-na hoje atentos, enfeitiçados, mulheres e homens.

Os exemplos multiplicam-se e a transformação poderia ser exemplificada por Kelly Key, Claudia Leite e a recente mas não menos renovada funkeira Anitta. Estariam erradas?

Não, absolutamente. São coerentes, todas, com a sociedade em que vivem. Folheando aqui e alhures sabemos que o fenômeno não é recente: os traços do rosto justificaram o reconhecimento da virtude e da delinquência, ainda que não se tivesse manifestado esta, até então.

Vivemos de e entre estereótipos. Estereótipos que criamos de nós mesmos. Entretanto, não somos um, apenas, mas múltiplos, em um. Como censurar?

O problema não está na busca de um modelo de perfeição e juventude prolongada, mas na não valorização do interior. Muitas belas violas escondem um interior xucro, da profundidade de um prato raso. Um dia - que virá para todas - o encanto passará. O que ficará em seu lugar?

Comente, divulgue, assine. Será sempre bem recebido!

Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, Português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567.

Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.