Lição 4 do capítulo 3.
Graduação, mestrado, doutorado e cursos de aperfeiçoamento. Engana-se quem pensa que essa profissão não exige tanta especialização. Pelo menos para esse borracheiro exige sim.
É um exemplo de profissionalismo. Ele é apaixonado pelo o que faz. Uma aptidão que surgiu ainda menino quando ficava encantado com as rodinhas dos seus brinquedos. Um gênio incompreendido que, mais tarde, iria fundar o seu próprio empreendimento. Uma borracharia.
E ele foi atrás de conhecimento para dominar o assunto que mais amava na vida: pneus.
Formou-se em história para entender melhor o ciclo da borracha no Brasil, fez economia para controlar o seu orçamento e, por último, cursou propaganda, só para deixar a sua língua afiada na hora de vender seus serviços.
Sentiu-se ainda forçado a fazer inglês por causa de um gringo que pediu informação, e mandarim, simplesmente porque achou bonito o idioma.
Mesmo com tanto conhecimento, ultimamente os negócios não vão nada bem. Passa o dia caçando moscas. O seu xodó, a chave de roda, está cada mais enferrujada esquecida em algum canto da oficina. O que fazer? Entender marketing? Novos negócios? Empreendedorismo? Talvez.
Desesperado, ele resolve investir na empresa: trocou a comunicação, criou promoção, mudou a administração, leu as velhas apostilas da faculdade, refez exercícios, pesquisou no Google. De nada adiantou.
Procurou se acalmar e foi nesse momento que teve uma grande ideia.
- Por que não pensei nisso antes?
Eis a sua chance de ter explicações plausíveis sobre o mistério que cerca o seu dia a dia: “por que esses malditos pneus não furam?”
O nosso querido borracheiro terá que conhecer mais sobre a dinâmica, a massa e a distribuição de pressão do seu aliado número um: os pregos.
Então, está decidido: vai agora cursar física.
______________
Blog: horadaescrita.tumblr.com/
Contato: horadaescrita@hotmail.com