Vamos fazer compras?

Que saudade do tempo em que a água era água, café era café e o pãozinho era simplesmente um pãozinho. Não, não sou louco. Quem sou eu? Bom, na verdade, sou uma pessoa igual a você. Sou um consumidor.

E para você me entender melhor, basta ir ao supermercado. É simples.

Entre todas as cores disponíveis nas prateleiras, nomes poderosos e esquisitos, estamos cercados de necessidades um tanto quanto confusas.

Um dia desses fui ao mercado com um único objetivo: comprar papel higiênico. E na seção tinha de tudo: com folha simples, dupla, com absorção total, com um metro a mais, extra macio e, para o seu espanto, adivinha só? Nas versões aloe vera, própolis, pera e maçã verde.

Não quero discutir a real função do papel higiênico, mas é curioso imaginar o que esses milagrosos produtos fazem. E se você é um consumidor que defende e exige tantas opções de papel higiênico, me desculpe. Não quero ofendê-lo. Mas uma coisa é certa: você não sabe o que significa dor de barriga. Prezado consumidor, você está se remoendo, mal consegue respirar, os passos são curtos e, no meio de tudo isso, quer saber se o papel tem efeito acqua aloe vera? Fala sério.

Mas tem gente que gosta. O banheiro virou pura diversão.

Outra decepção foi escolher o sabão em pó. Eu quero lavar roupa, pô! Tinha de tudo e mais um pouco. Para roupa branca, com cor, efeito fresh, com amaciante, com poder, sem poder, ultra, mega, lava mais, lava muito mais, chega. Havia um na prateleira que só faltava falar.

Também, não era para menos. Recentemente, vi um na mídia que possuía um item incrível: GPS. O sabão em pó sabia exatamente onde estava. Era mais uma dessas promoções surpreendentes feitas pelo maravilhoso mundo do marketing.

E não para por aí. Confusão na hora de comprar. Confusão na hora de pagar: é dinheiro, cheque ou cartão? Você é cliente especial? Aceita nota fiscal paulista? Entrega? Prefere com sacola ou sem sacola? Ferrou.

Demora-se mais comprando os ingredientes do que fazendo o almoço. A complicação virou epidemia. Proteja-se.

Olhe só ao seu redor. Chutando baixo, você verá umas três opções diferentes de cada item na sua mesa. Ou mais, quem sabe. Globalização? Mundo moderno? Temos várias desculpas. Maior lucro para as empresas, tendências ou inflação? Oba, temos opções aqui também.

É amigo, o mundo está ficando cada vez mais difícil. Está ficando cada vez mais complicado.

- Moça? Por favor…

- Pois não?

- Me vê um chocolate?

- Sim, claro. O senhor quer meio amargo, ao leite, branco ou com 1/3 de cacau?

- Hum, esquece. Lembrei que sou diabético.

______________

Blog: horadaescrita.tumblr.com/

Contato: horadaescrita@hotmail.com

Leandro Luiz
Enviado por Leandro Luiz em 24/06/2013
Reeditado em 27/08/2013
Código do texto: T4355793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.