PADECENTES DO TRANSPORTE URBANO
PADECENTES DO TRANSPORTE URBANO
O sistema de transporte urbano em Belém pode-se afirmar, deixa muito a desejar, A população sofre, não existe respeito por parte daqueles que usufruem rendimentos pela exploração do transporte coletivo, quer seja na condição de empresário, quer na condição de empregado. A ganância exploradora é tanta, que muitas das vezes o usuário é transportado como animal sujeito a toda forma de humilhação. Sem contar a falta de segurança que muitos dos transportes coletivos oferecem aos usuários do sistema.
A atividade de transporte urbano vinha sendo exercida pelas empresas de ônibus, e pelos taxistas, porém o descaso das autoridades competentes ao controle e a fiscalização no âmbito do município de Belém fez com que a atividade ficasse deteriorada e assim surgir mais um ator no cenário do caótico sistema de transporte urbano da cidade: o transporte alternativo e/ ou clandestino, através das Vans e Kombis no sentido de minorar a padecência dos usuários do transporte coletivo de Belém. Aumentando dessa forma o “pepino” a ser resolvido pelos gestores da cidade.
A briga pela exploração dessa atividade esta se acirrando, e como já falamos anteriormente, são três as categorias exploradoras nessa contenda: as empresas de ônibus., os taxistas, e o chamado transporte alternativo e/ou clandestino, aqui representado pelas Kombis e Vans que também estão se organizando para a luta. Os dois primeiros exercem pressão sobre os gestores urbanos no sentido de eliminar as Vans e Kombis no sistema de transporte coletivo da cidade, enquanto que essa última categoria se defende dando ênfase as falhas deixadas pelas primeiras.
Por outro lado, podemos enumerar as deficiências existentes no sistema:
1. Frota obsoleta sujeita aos constantes problemas mecânicos.
2. Goteiras nos ônibus,
3. Espaço reduzido para os beneficiários do transporte gratuito
4. Falta de treinamento aos condutores e cobradores
5. Queima de paradas
6. Cordão de solicitação de parada insuficiente
7. Falta de cortesia de motoristas e cobradores para com os passageiros, principalmente com aqueles que gozam com os benefícios da gratuidade e também com a redução das tarifas como meia passagem.
As vans e kombis também já estão entrando no sistema de transporte coletivo sem o mínimo de respeito ao usuário. Onde nota-se a ganância dos proprietários alterando a estrutura do veículo, no sentido de aumentar a capacidade de transporte dos passageiros, não dando quaisquer condições de conforto e segurança aos mesmos.
Como diziam os antigos: Valha-nos quem?