CULTURA DIZIMADA

CULTURA DIZIMADA

Aprendemos nos bancos escolares, que antes do homem branco chegar por essas plagas, aqui já viviam povos nativos nesse paraíso tropical, denominada pelo estrangeiro invasor, primeiramente de Santa Cruz, posteriormente Vera Cruz, Brasil, Brazil. Os nativos viviam em tribos das quais as mais importantes eram: Jês, Tupis, Guaranis, adoravam Tupã (Deus), Jaci (lua), Guaraci (sol) respeitavam a natureza de onde tiravam o alimento para a sua sobrevivência, e também buscavam a cura de seus males físicos e espirituais.

Os gentios no século XVI eram bastante numerosos, os estudiosos no assunto estimam que a sua população gire em torno de 2.000.000 (dois milhões) de pessoas, atualmente essa população esta por volta de 250,000 (duzentos e cinqüenta mil). Daí se poder afirmar que nestes pouco mais de cinco séculos, a população indígena veio sendo dizimada pelo homem dito civilizado, sob diversos aspectos: o militar através do uso da pólvora (armas de fogo), do cavalo, do aço (armas brancas) e das doenças endêmicas e epidêmicas. A econômica por meio do trabalho escravo, e desorganização do modo de vida. A cultural por intermédio da destruição das crenças e costumes.

É sob este último aspecto que queremos fazer uma reflexão. Neste inicio de século os noticiários davam conta que tribos indígenas estavam fazendo protestos contra o governo brasileiro no que diz respeito à falta de remédios e assistência médica aos povos indígenas. Ora que diriam seus ancestrais diante desses fatos? Confesso que me senti perplexo, com a destruição de uma cultura milenar dos povos Brasilis.

ACM Cavalcante
Enviado por ACM Cavalcante em 24/06/2013
Código do texto: T4355757
Classificação de conteúdo: seguro