colcha de retalhos continuação

continuação

presidente Getulio Vargas,vertia lágrimas,doidas e sinceras.Veio-me o sentimento de que o povo humilde é puro em seu sentir...Passaram os anos e coloquei mais um retalho;Nos anos sessenta,participei da famosa passeata dos 100000 em repúdio a morte de Edson Luiz no calabouço por protestar pela má qualidade das refeições.Estudava no Colégio Pedro ll e mergulhei compaixão no pensamento socialista,lendo “O MANIFESTO”,discutia a necessidade de justiça,maior distribuição das riquezas.Súbito,após o grande comício na Cinelândia ,onde também participei,percebi que o sonho fora roubado pelo golpe militar.O desencanto foi total,até que um dia,saindo de uma agencia do Banco do Brasil,deparo-me com um senhor grisalho,sobrancelhas grossas,basta costeleta e um lenço vermelho em volta do pescoço.Este cidadão estendeu a mão,no que correspondi e,somente,segundos após, reconheci o envelhecido caudilho,Leonel Brizola!Seus discursos inflamados eram,agora,mais,tranqüilos,mas,sem perder a essência.

Novamente,aquele garoto idealista renasceu e com a vinda de Mangabeira Unger,Darcy Ribeiro e a influência de Anisio Teixeira na proposta de uma revolução cultural.Amigo leitor,saibam que na medida em que debatia tal projeto,sentia que perdia amizades,chegando a ouvir a expressão “anticristo”.Infelizmente,novamente,o sonho não vingou!

O musico Geraldo Azevedo compôs u’a musica intitulada;”Tudo isso acontecendo e eu ,aquina praça dando milhos aos pombos”.Pensei,então;”É melhor dar milho aos pombos...”Venho dando milho aos pombos até que surgiu o movimento passe livre que desencadeou manifestações grandiosas pelo país.Amigo leitor,sou pobre poeta que chora sonetos e poemas lamurientos,mas tentarei fazer rápida avaliação deste momento.Perdão aos que pensam diferente!

Amigo,nunca neste país,o pobre foi tão vandalizado,pela falta de educação,inclusão social,saúde precária onde morre-se nas filas de hospital.Contudo,o pobre conservou a capacidade fraterna,solidaria provocada pelo sofrimento.Ao contrario,a classe média,individualista,cada vez mais,desgastando valores importantes como a visão humanista na busca da conquista de bens de consumo.Não podemos negar que houve alguma transferência de riquezas para a classe C que passou a ter televisão,telefones ,proteínas...Nasceu,então o embrião da indignação e esta classe está a beira ,preparada para entra no jogo político de reivindicação.A minoria oligárquica verá tal manifestação como “perigo social”,grito de marginais...

Por outro lado,a classe media alta perdeu bens,e sua juventude que estava alheia sentiu na pele.Os fatos de corrupção,crise nas exportações, aumento do dólar,provocaram o movimento atual que é da classe média,bastando ver a “brancura” de seus manifestantes.Ela é a grande formadora de opinião e os pobres vem a reboque!Sinto,porem que há a necessidade de uma liderança num modelo de democracia representativa,bem como,sintetizar as aspirações,pois,quanto maior a pauta,mais chance de se perder em negociações intermináveis.A noticia de que o movimento passe livre se retirará poderá deixar um espaço a ser ocupado por oportunistas de extremistas com objetivo escuso de,mais uma vez,assassinar o sonho de adolescente...

Creio,amigo leitor que construí parte da colcha de retalhos e deixo para que conclua a obra.Agora,retiro-me para acudir ao pé de maracujá que está sendo atacado pelas lagartas...