image_5.jpeg


Em Petrópolis


Assistimos à passeata pela TV. Desde cedo, a concentração começou na Praça D. Pedro - principal praça da cidade. A TV local tem apenas  a imagem de uma câmera, que pela posição, o cinegrafista parece estar filmando do alto de uma árvore. Às vezes, um galho entra em cena. E no meio de todo aquele verde, as pessoas tocando samba.

Deitados sobre o gramado do jardim, alguns cachorrinhos a tudo observam. Parecem curiosos com a movimentação. Um garoto ainda pinta um cartaz, sentado na grama.

Passa um vendedor de algodão doce, o espeto totalmente cheio de algodões cor-de-rosa, azul-claros, brancos e verdes-água. Passa um menino de bicicleta. Alguns manifestantes são entrevistados, e falam de suas reivindicações. Passa um rapaz com um menininho no colo. Há vários idosos observando o movimento.

Os policiais a tudo observam. O Comandante da Polícia dá uma entrevista, e ele parece calmo. Está sorridente, e é muito simpático.

A passeata começa. Dez minutos depois, ainda da Praça D. Pedro, passa de novo o vendedor de algodão doce, com o espeto já quase vazio. Cruza com o vendedor de bandeirinhas do Brasil. A multidão caminha pela Rua da Imperatriz, totalmente ordeira. Um grupo ainda permanece na praça, tocando samba, e as pessoas dançando.

Um rapaz foi detido, mas ainda não sabemos o motivo. Dizem populares que foi porque ele desacatou policiais, mas ninguém tem certeza.

Quem participou da passeata, disse que foi totalmente pacífica, e que teve um lindo momento, no qual manifestantes e policiais se encontraram e aplaudiram uns aos outros. Meu sobrinho colocou a foto no facebook.

É por isso que eu amo Petrópolis cada vez mais!









Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 22/06/2013
Reeditado em 03/04/2015
Código do texto: T4352947
Classificação de conteúdo: seguro