CRÔNICA – O pronunciamento da Presidente Dilma – 21.06.2013
 
 
 
CRÔNICA – O pronunciamento da Presidente Dilma – 21.06.2013
 

 
 
          Ouvi, atentamente, o pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff, hoje à noite, pelo sistema brasileiro de comunicação, às 21.00 horas, que durou cerca de dez minutos.
 
          Confesso que referida senhora passou a maior parte do tempo a criticar a ação dos vândalos, dos bandidos, dos baderneiros e de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, não participaram com o espírito voltado para a paz. Entendo que ela nem deveria tocar nesse assunto, mas apenas deixá-lo a cargo da polícia, que ao invés de assistir o quebra-quebra deveria prender, de imediato, os que descambaram para a violência. Desconfio de que boa parte desse pessoal seja até mesmo contratada por entidades ou membros do governo para desmerecer/desqualificar o valor dos brasileiros que se dispuseram a protestar.

          Movimentos da espécie não são estranhos para a turma que está aí no governo, porquanto quando queriam tomar o poder fizeram de tudo, desde o roubo a bancos, sequestro de autoridades, guerrilhas e até mesmo roubaram o cofre do ex-governador de São Paulo, o doutor Adhemar de Barros. Faziam greves seguidamente, paravam fábricas inteiras, causando prejuízos incalculáveis ao país, coisas que são do conhecimento de todos. O danado é vermos policiais, coitados, que ganham uma miséria, ter de enfrentar patrícios, enquanto por fora bandidos aproveitam a situação para explorar o roubo, o tráfico de drogas e outros crimes.

          Aliás, movimentos dessa magnitude, que demonstram estar madura grande parte da população brasileira, deveriam tocar fundo no coração dos nossos políticos de todas as áreas e resultar na tomada de medidas urgentes por parte da primeira mandatária do país. De minha parte, como cidadão nacional, julguei que a senhora Dilma anunciasse algumas das seguintes medidas: Redução do número de ministros para 15; transporte gratuito para estudantes, idosos e operários que ganham até um salário mínimo; cancelamento da Copa do Mundo de 2014, no Brasil; isentar de imposto de renda os aposentados por invalidez, qualquer que seja a origem do rendimento; sugerir ao presidente do Supremo Tribunal Federal a expedição de mandado de prisão para os condenados por força do julgamento do “Mensalão”; determinar a participação de todos os Estados no campeonato brasileiro de futebol, pois não se justifica que o norte e o nordeste fiquem de fora dessa competição na série “A”; construção imediata de presídios em condições de abrigar os condenados de maneira mais humana. Isso seria o mínimo, mas por favor não venha com uma ideia de criar mais um ministério, desta feita para cuidar dos movimentos populares que estão em marcha.

          Garanto que, com essas primeiras medidas, as manifestações contrárias cessariam e passariam a contar com passeatas de completo apoio ao governo e até mesmo garantir novos mandatos para o PT, seja com a reeleição da Dilma como a volta do Lula, este que está doidinho pra retomar a presidência, embora todos saibam que ele é o mentor mor da primeira dama do país.

          Concluindo, permitam-me, considerei o pronunciamento completamente vazio, oco, sem muita firmeza, sem vibração, parecendo até que alguém o estava ditando para ela por meio desses microfones que ficam praticamente invisíveis aos olhos dos telespectadores.

Crédito da Foto: GOOGLE


ADENDO – Vi na Rede Record de Televisão, no programa Cidade Alerta, que o Ronaldo Fenômeno, que fatura milhões de dólares como garoto propaganda de vários produtos; que é diretor da CBF; empresário de atletas e que atualmente está comentando a Copa das Confederações pela Rede Globo, o seguinte absurdo, a propósito das manifestações do povo brasileiro sobre o item saúde: “Copa do Mundo não se faz com hospitais, mas sim com campos de futebol”. Engraçado, alguém já imaginou o que seria esse cidadão, que teve uma infância pobre e sofrida lá pelo Rio de Janeiro, se não tivesse o dom de jogar bola!? De minha parte não arriscaria opinar, até por que ele não iria se agradar da minha ideia.

 
Ansilgus
22/06/2013 15:31 - Isabel Ramos
Ansilgus, Boa tarde. Foi um grande prazer ler-te e receber-te em minha página... Concordo com tua reflexiva, acertada e expressiva abordagem... Ficou-me a mesma impressão negativa. Assisti a um discurso despreparado, alienado, encomendado e dito sem a mínima firmeza, talvez por querer dizer o contrário daquilo que ali estava escrito... Somente divagou sem convencer! Cena deprimente!... Será que depois de avaliar essas manifestações a Sra. Dilma não conseguiu chegar a nenhuma conclusão?... Deve estar chocada com a reação do povo e se perguntando a real razão desses levantes, pois não é esse mesmo povo que adora futebol? Por que então resolveu sair do marasmo? Ela não sabe que depois desses estádios faraônicos... Eles viram que era extremamente necessário fazer uma cidade ao redor deles!... Daí esse povo ter despertado o gigante que existe dentro dele!... Quanto ao Ronaldo... Penso que ele teve muita sorte na vida por ter despontado no futebol... Acho que do contrário o seu futuro seria nebuloso!... Obrigada amigo pelo carinho da visita. Bis poéticos com o desejo de um ótimo fds!

 
22/06/2013 10:51 - Celêdian Assis
Meu amigo, tenho lido hoje muitas opiniões a respeito desse que foi o (DIS) CURSO, mais patético e demagógico que já ouvi. Sim, (DIS) no sentido de negação do CURSO de nossa história. Entretanto, ao ler o seu texto, vejo aqui o que há de mais coerente como opinião sobre a fala dela e que vai realmente de encontro ao que eu penso. Entre os muitos disparates e sobre um dos problemas mais sérios que temos no país, a saúde, ou seja, a falta de saúde ,dizer de boca cheia que vai trazer médicos de fora, como se nos prestasse algum serviço. Ora, soubemos recentemente pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, que menos de 5% dos médicos cubanos que passaram por testes aqui, foram aprovados no sistema Revalida. São esses os médicos que queremos? Porque não valorizar dignamente os que temos e motivá-los a trabalhar? Não digo só por questão de salários, mas de condições mais humanas e adequadas dos locais que atendem, na maioria das vezes, sem material para trabalhar. Porque não melhorar o sistema de admissão aos cursos de medicina, hoje só viáveis para aqueles de alto poder aquisitivo? E sobre o plano de mobilidade urbana, questão nevrálgica do momento e alvo das manifestações? Ora, o plano que ela anunciou é promessa há seis anos e já foi apresentado, em versões distintas, por dois ministros desde então. Para tal reproduzo aqui um trecho de uma fala do amigo Geraldo Prates: "O primeiro plano foi traçado em 2007 pelo então ministro das Cidades, Marcio Fortes, dentro do PAC da Mobilidade Urbana, a pedido do, à época, presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, pelas mãos da então ministra do Turismo, Marta Suplicy, em Maio de 2008 foi entregue a Dilma Rousseff ? então chefe da Casa Civil de Lula, outro plano de mobilidade, elaborado pelo Ministério do Turismo." Continua no comentário acima...
E para não estender mais sobre os pontos destoantes daquele discurso (que são muitos, finalizo aqui com uma frase dela: "... ?a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor?. Seria ótimo se ela realmente entendesse o verdadeiro sentido do que disse e colocasse mãos à obra. Desculpa, meu amigo, a sua espetacular abordagem sobre o tema, com a sua frontalidade e coerência de sempre e que me deixou à vontade para ocupar tanto de seu espaço. Parabéns, pela excelente crônica. Um grande e fraternal abraço.


23/06/2013 21:54 - escribalice
. Boa noite caríssimo escritor..Por diversas e inúmeras vezes, cada vez mais, me ponho a perguntar, para mim mesma: Onde estamos todos, no céu ou no inferno de nossos universos atômicos? Para que estamos aqui, a testemunhar essa gigantesca desordem mundial, criada por sujeitos ditos humanos? E para onde vamos, quando se esgotar todas as possibilidades dessa loucura de todas as ordens... Ah quantas indagações, quantos mistérios nos acompanham eternamente. Quem sabe se erguêssemos de fato, nossos cérebros para dentro e para o alto, já que sem asas, nos habituamos a olhar só para o chão, viria a resposta sensata aos nossos males sem solução? . O Poder, a vaidade, a mentira, a prepotência, etc. ah ..esse é um programa que nivela tudo por baixo, nocivo, tomado de vírus e se não o retiramos, como colocar o programa da vida saudável, compartilhada em construção na ética da coletividade e equanimidade..Está tudo errado..algo ocorrerá..com certeza! Grande abraço em ti querido escritor...

25/06/2013 08:52 - Jacó Filho
Excelente trabalho e ótimas interações mestre! Eu ouvi o pronunciamento, e acho que Ela não poderia ter feito melhor, pois não teria combustível. Acredito que parte dos baderneiros, principalmente os mascarados podem ser contratados para descaracterizar o movimento, por isso devemos ficar atentos pra barrá-los sempre que possível... Quanto aos resultados, imagino que PEC37 já não será aprovada, e sempre sobrará algo de bom, quando o governo sabe que o povo está pronto pra reagir... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...


25/06/2013 11:59 - Paulo Kostella
Não vi o pronunciamento mesmo porque meu estômago não aguentaria! Tinha em mente de que o que viria não nos acrescentaria nada. Li posteriormente e quando vi "plebiscito popular" até lembrei-me de alguém aqui do Recanto. Rs. Existe plebiscito que não seja popular? Fala-se muito em destinação de verbas, para a educação e transporte e estamos careca de saber que a questão não é o dinheiro e sim a forma de como ele é administrado, ou desviado no caso. Quanto aos baderneiros, esses têm mesmo que ser extirpados do meio daqueles que tem propósitos com o bem estar de seus compatriotas. Abraços.
Para o texto: CRÔNICA - O pronunciamento da Presidente Dilma - 21.06.2013 (T4352521)
 
25/06/2013 11:41 - Marisa Costa
E agora ela lança essa proposta do plebiscito que além de ser visto com desconfiança por resultar em gestões populistas e autoritárias, esbarra em restrições da própria constituição, segundo juristas. Além de esbarrar também, na vontade política e jogo de interesses do Congresso. O que o povo quer, todo mundo sabe. SMJ, melhor seria se ela encaminhasse a reforma através de uma PEC para o Congresso. A persistir tanto oportunismo o próximo passo será o sequestro da democracia. Parabéns pelo excelente trabalho, Ansilgus e um bom dia a você.
Para o texto: CRÔNICA - O pronunciamento da Presidente Dilma - 21.06.2013 (T4352521)
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 21/06/2013
Reeditado em 25/06/2013
Código do texto: T4352521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.