Cidadãos do Brasil, uni-vos!

Cidadãos do Brasil, uni-vos!

Na verdade, o Brasil ainda não acordou. É preciso mais barulho, mais vozes unidas para que a pátria sonolenta desperte do seu sono secular. Quem despertou fomos nós que, há tempos, estávamos dormindo e sonhando o pesadelo da omissão.

O Brasil do futebol e da cachaça quer mais. Aprendeu que para ser nação é preciso mais que Panis et circenses e que a vida não se resume no cotidiano da sobrevivência e nem em parcos sonhos financiados por salários aviltantes e desmandos escancarados. Pátria mãe gentil não ignora o filho e nem elege privilegiados.

Acordamos, despertamos e precisamos dar o beijo derradeiro da repulsa na cara daqueles que, na verdade, depredam e depredaram a nação. Assistimos, durante muito tempo, ao Brasil sendo subtraído e, passivamente, contribuímos para esse desperdício de nação. Somos gigantes e, como tal, precisamos valer a nossa força; mostrar que a virilidade do brasileiro foi ferida e agora com o saco cheio e a vida sobrevivendo, a cidadania acordou.

Fizemos uso da clava forte com ternura e endurecemos com a nossa união; mostramos que sabemos o que é democracia e em uma só corrente, exigimos tudo e muito mais. A nossa revolução é liderada pelo povo (líder natural) e tem por objetivo reescrever a história. Vociferamos contra todo o sistema que tem a sua engrenagem corrupta e manipulada por ideologias e ideais de viés que, apenas, consomem e consumiram da nação todo o progresso e depois regurgitaram sempre o descaso.

Acordamos, mas o Brasil ainda deita em seu leito esplêndido governantes ávidos pela sonolência cidadã. Estamos, finalmente, entendendo o valor do grito e colocando, assim, em prática práticas que desmontarão todo poder engendrado no ventre de uma nação indolente.

Não vamos esmorecer, pois um filho não foge a luta; a hora é agora. Cada qual contribua para a reconstrução da nação e cada protesto servirá para erguer as paredes do nosso novo país. Ó pátria amada, agora, é hora de nos idolatrar e nos salve e salve-se.

Vamos continuar berrando, o Brasil já sacolejou, mas ainda não está totalmente acordado. Cada grito de protesto será ouvido em um futuro próximo. As vozes unidas jamais ficarão roucas, por isso: cidadãos do Brasil, uni-vos!

Mário Paternostro