AS POLÍCIAS MILITARES

AS POLÍCIAS MILITARES

“Equilibre a sua justiça, subtraindo-lhe as inclinações para a vingança. Acautele-se com o seu desassombro, para não cair em temeridade”. (Chico Xavier).

Certas e determinadas autorizadas aqui, no estado do Ceará só abrem a boca e soltam o verbo, para criticar. Tem que existir compreensão, e sem ela, dolorosa lhe será a jornada, através das sombras. Caso envolvendo policias militares dá IBOPE? Claro e evidente! Vejam: de acordo com estatísticas do Ministério da Justiça realizada no ano de 2001, Fortaleza era a 20ª colocada em ocorrências de violência e criminalidade à época sendo a quinta maior capital do Brasil, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. No Nordeste ficava em segundo lugar entre as capitais com o menor número de ocorrências. No caso de homicídios dolosos, ocorrência grave e que funciona como termômetro para medir a criminalidade. Fortaleza está na 16ª colocação entre as demais capitais, com 23,9 casos para 100 mil habitantes, ocupando a sexta posição no Nordeste. A Polícia Militar é uma Instituição mais do que centenária, com seus 172 anos de fundação, tem prestado relevantes serviços a sociedade cearense e brasileira. É hora de meditação: por que a violência em 2007 cresceu assustadoramente em comparação as estatísticas de 2001? Procurador anuncia: “Ação civil contra a violência policial”, e aqui indagaríamos: por que não inserir nessa ação a violência de magistrados, juizes e advogados que cometem os mais bárbaros deslizes e ninguém de sã consciência quer se manifestar? Somos contra a violência, mas não temos o direito de execrar corporações, por deslizes de alguns de seus integrantes.

O caso do juiz Nicolau, do Percy em sobral e de outros casos horripilantes de integrantes da justiça que cometem crimes e ninguém diz nada! A cultura da violência, da truculência está institucionalizada em vários setores da sociedade brasileira e porque só as polícias merecem tratamento diferenciado? A corrupção política, Os crimes de integrantes da justiça, e aqui indagamos: alguns desses infratores foram expulsos do judiciário? A Polícia Militar mesmo com as pressões sofridas, ainda pode e deve ser considerada uma instituição séria, visto que quem foge da explicitação dos regulamentos cometendo deslizes graves, são expulsos com castigos exemplares. Policial expulso é considerado morto para as corporações militares. E alguns deles são ressuscitados pela justiça, que os reintegram ao seio e ao convívio dos bons policiais militares. O que os governos atuais têm feito para a melhoria de sua segurança? As policias ainda tinham certo respeito nos governos dos coronéis. Não estamos aqui a criticar, nem a defender, mas certas críticas têm uma vertente voltada para angariar simpatia num futuro bem próximo, serem nascituras de benesses políticas. O certo é que, sem trabalho digno, o tédio apodrecerá suas energias. Qual o incentivo que qualquer jovem tem para ingressar nos quadros da polícia cearense. Polícia hoje é última opção de emprego. Aonde iremos encontrar a tão bela e decantada vocação na jovialidade que ingressa na segurança e transformá-los em policiais de elites? A decepção começa na admissão e quando recebem o primeiro salário. Senhoras autoridades, o livre-arbítrio é exclusividade do ser humano. Policiais não são deuses e não tem o poder da onipresença, onipotência e onipresença. Criticar é fácil, criar soluções e acabar com os problemas se torna inviável, pois normalmente as verbas são escassas ou não existem como também faltam homens capacitados para exercer essa digna profissão, sem niilismos e cangas, mas com riscos da própria vida a cada segundo, minutos e horas de trabalho. O homem sem exemplos nobres passará inutilmente pelo mundo, e é isso que vem acontecendo em nosso orbe. Muitos criticam para aparecer e não com intuito de ações luminares.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 02/04/2007
Código do texto: T434887
Classificação de conteúdo: seguro