AS GRAVATAS DO RABINO
AS GRAVATAS DO RABINO
Jorge Linhaça.
Em meio ao tumulto e agitação causado pela notícia inesperada
da compulsão do Rabino Henry Sobel por gravatas de grife,
muitas críticas tem sido feitas a essa figura pública e notável.
A criação de comunidades no orkut com o fim de denegrir a imagem do rabino, pode ser considerada como um movimento natural entre um povo, que, como o brasileiro, busca no humor uma forma de exorcizar suas próprias angústias.
Sempre que alguém que se destaca, comete uma falha comportamental, inicia-se uma catarse emocional que segue várias direções.
Humanizar os ídolos, ou pessoas proeminentes, através de demonstrar suas falhas é uma maneira de sentir-se talvez menos imperfeito.
Não vou aqui defender o "furto" das gravatas, mas creio que cabem várias considerações obre o fato.
As últimas notícias recebidas, dão conta de que o rabino tem nos últimos tempos, sofrido de distúrbios de comportamento e de humor, utilizando inclusive remédios de tarja preta para procurar resgatar o seu equilíbrio.
O que não se pode jamais permitir, é que , um fato que creio eu ser isolado,
apague toda a vida pregressa de um homem que "deu a cara a tapa"durante todas as suas lutas, que muitas vezes eram as nossas lutas independentemente de qual a nossa linha religiosa...eu sou cristão, nem por isso vou aproveitar-me deste momento para fazer qualquer apologia.
Minha solidariedade a Henry Sobel não é demagogia e nem querer cobrir o sol com a peneira, apenas considero que o ser humano é falho e que sob stress constante, cada um de nós comete deslizes dos mais variados feitios.
A Henry Sobel faço meus votos de que se restabeleça de seus distúrbios de comportamento, que o tratamento a que tem se submetido seja reavaliado e que traga sim os resultados esperados, qual seja a sua plena recuperação.
Eu posso bem imaginar o que deve ser para o rabino, equilibrar-se sobre o fio da navalha por anos a fio ( desculpem aqui a redundância) tendo de lidar com
linhas diferentes dentro da comunidade Judaica, procurando uma aproximação com os cristãos , tendo de saber usar jogo de cintura político,
recebendo criticas e quiçá ameaças vindas de diversos segmentos.
O fato é que, independente do futuro de Henry Sobel diante da comunidade judaica, do ônus que lhe caiba após este episódio, há de se preservar acima de tudo a história desse homem, que nascido português, e tendo morado nos Estados Unidos, elegeu o Brasil como seu campo de atuação e nos deu o privilégio de ombrear-se com outras figuras notáveis na luta pela democracia.
Deixo pois aqui registrada minha admiração e gratidão pelo exemplo que sempre nos deu, com seu modo de falar e seu sotaque jamais perdido.
Obrigado rabino Henry Sobel...melhore logo e volte ás trincheiras que sempre defendeste.
Jorge Linhaça