CRÔNICA – Basta!!!
 
 
CRÔNICA – Basta!!! – 17.06.2013

 
 
          Finalmente o povo brasileiro saiu da toca, perdeu o medo de contestar, foi às ruas de onze capitais para, inicialmente, protestar contra o aumento das passagens ocorrido em quase todo o país. Todavia, em face da reprimenda violenta da polícia, as manifestações tomaram um caráter mais positivo, passando a cobrar do governo melhor atenção para a saúde, segurança, custo de vida, aposentadoria digna para os trabalhadores, bem como redução da carga tributária e outros itens que infernizam a vida da população, que o governo faz de conta não ver, como, por exemplo, a realização de gastos assustadores com a construção de verdadeiros teatros para a disputa da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016.
          
          Confesso que isso muito me alegrou. Tirando a parte da violência, tanto de manifestantes como de autoridades, penso que está sendo dada uma mensagem positiva de que o nosso cidadão já não aguenta mais tantos desmandos, tanta roubalheira, impunidade, desafios que são feitos por parlamentares à Corte maior de justiça do Brasil, que é o STF, cujas decisões vão sendo empurradas com a barriga para nunca serem cumpridas e cair no esquecimento. Nota-se, perfeitamente, que ninguém está satisfeito com a mordida que o governo dá nos salários, eis que nós trabalhamos cinco meses do ano somente para pagamento de impostos, o que é um verdadeiro absurdo. E essa indignidade aumenta na medida em que não se vê o nosso dinheiro revertido em favor dos nossos irmãos, mas sim em construções faraônicas e até perdão de dívidas concedido pelo poder executivo a países nossos devedores.

          Isso também serve de alerta as nossas Forças Armadas, que até agora não têm se pronunciado em coisa alguma, limitando-se a cumprir o que determina a Constituição. Mas essa paciência tem limites, os nossos soldados não estão mortos e jamais abandonariam os nacionais, disso não temos dúvidas, porquanto na hora precisa eles dirão presentes e se encarregarão de ajustar o poder a níveis suportáveis, não num regime ditatorial tão longo como o de 1964, mas num freio de arrumação de uns quatro anos, marcando-se eleições gerais para todos os níveis, excluindo-se de uma vez os que detêm fichas sujas, determinando que a ninguém seja dado o direito de exercer dois mandatos eletivos sucessivos, ou seja, proibindo a reeleição para qualquer cargo público.

          Lamento, entretanto, que corro o risco de não estar vivo para presenciar uma nova democracia, um novo tempo de fartura, de seriedade, de contentamento, de um povo alegre e feliz. Sim, porque o governo promissor que o PT prometeu fazer está muito longe de atingir os objetivos, até por que a prioridade não tem sido a população, mas sim o poder econômico. Bolsa família e outras esmolas retiradas da classe média não é a solução definitiva para o nosso país, que quer crescer produzindo bens e serviços e não pessoas deficientes para o trabalho digno e honesto. 

          O que salta aos olhos é que as passeatas de protesto estão sendo feitas em estados mais adiantados. No norte e nordeste a movimentação é mais acanhada, eis que os nordestinos, por exemplo, se satisfazem com qualquer “cala a boca”, bastando que se diga: “O nordestino é um forte”, e pronto, já se ganha seu apoio total e o seu voto encabrestado. A Arena de Pernambuco custou nada mais nada menos do que R$ 1,2 bilhão de reais. Houve ingressos para jogos que custaram cerca de R$ 220,00 reais. Cerveja de R$ 16,00 e refrigerantes de R$ 8,00. Durma-se com um barulho desses!

Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Ostentação


 
          Queira Deus que nesses festejos juninos só tenhamos mesmo bombas de São João. Meu abraço. Fico por aqui.
 
Ansilgus


18/06/2013 18:59 - Giustina comentou assim:
Oi, Ansilgus! Desejo que estejas bem. Quanto às manifestações, assino contigo. Fizeste um apanhado completo e uma reflexão pertinente dos problemas que afetam a todos nós brasileiros. Também estou feliz que o Brasil acordou! E numa hora em que as atenções mundiais estão voltadas para cá, em virtude da Copa das Confederações. Também não sou a favor da violência mas, infelizmente, nesses movimentos sempre ocorrem. Parabéns pelo belo e expressivo texto!
Para o texto: CRÔNICA - Basta!!! - 17.06.2013 (T4346378)


20/06/2013 11:51 - Carlos Celso CARCEL fez o seguinte comentário:
Olá, Ansilgus! Essa felicidade decorrente da mobilização de um povo que começa a ter coragem, ela é geral, até mesmo os medrosos como eu estão felizes, só há uma coisinha a mais é a destruição de patrimônio, uma coisa não tem a ver com a outra, quanto à agressividade, sou contra, mas vemos a olhos nus que o povo só agride porque é agredido, é uma forma de defesa, parabenizo pelo eloquente e necessário comentário nesse momento tão propício, também sou pernambucano, vim para o sudeste porque quando me aposentei, poucos meses depois, a defasagem dos meus proventos estavam me incapacitando de corresponder com meus deveres de pai de família, os meus direitos começavam a escassear, imagina hoje depois de mais de vinte anos aposentado o quanto eu ganho e já nem trabalho mais por conta da idade, e o cidadão aí, como outros, quer ser candidato à presidência da república, que vergonha, hein, meus aplausos, não a eles, a eles vaia, meus aplausos ao seu magnífico texto, se puder, leia-me em "UM VELHO" e "SÓ" (ambos pág. 11), um abç.
Para o texto: CRÔNICA - Basta!!! - 17.06.2013 (T4346378)


25/06/2013 09:00 - Jacó Filho
Dez anos esperando pelo LÍDER que elegemos, e Ele só atendeu seu filho e comparsas, elegeu a sucessora com um esforço sobre-humano, pra não ser investigado, e como planejou o manteve livre e os seus... O povo cansou de esperar e agora não aceita partidos nem sindicatos nos movimentos... Quem sabe este novo Brasil tenha futuro... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 17/06/2013
Reeditado em 25/06/2013
Código do texto: T4346378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.