CUM-QUIBUS ANIMALIS

CUM-QUIBUS ANIMALIS

Certo dia ao abrir a minha carteira porta cédula, pensei estar vendo uma gaiola, tal a variedade de animais presos naquela bolsa, confesso que cheguei até a ficar preocupado com a fiscalização do Ibama num flagra por estar conduzindo tantos animais, mas depois voltei a realidade e soltei uma gostosa gargalhada dessa minha imaginação fértil.

As imagens contidas nas cédulas do REAL são homenagem à fauna desse rico país chamado Brasil. A nota de um real (R$ 1,00) é representada pelo Beija flor; que segundo o dicionário Michaelis encontramos a seguinte definição: Substantivo masculino, nome comum que se dá às aves da família dos Troquilídeos, ordem dos Micropodiformes, compreendendo várias centenas de espécies, todas da América do Sul. São as menores aves que existem; esse nome vem do ato de alimentar-se do néctar das flores e de insetos, absorvendo-os com a língua, que é de forma tubulosa, ao introduzi-la na corola das flores. Emite sons tipo: afla, arrula, cicia, rufla, sussurra. Como no próprio dicionário quem as possui tem tanta vergonha, que apenas sussurra que a tem.

A nota de dois reais (R$ 2,00) tem como figura a Tartaruga Marinha; definida como: substantivo feminino de origem latina (lat tartuca) pertencente à ordem dos quelônios tais répteis possuem corpo oval, envolvido por uma carapaça constituída de placas ósseas, membros curtos, transformados em remos nas espécies marinhas, sem dentes, mas com mandíbulas recobertas por um estojo córneo. Ocorre em todos os mares quentes, mais comumente no Oceano Atlântico; chega a medir quase 3 m e a pesar meia tonelada, põe ovos altamente nutritivos e sua carne é também usada como alimento. Também tem o significado de pessoa velha e feia. A tartaruga é também conhecida pela sua velocidade muito baixa, dai se chamar às pessoas sem pressa de andar de tartaruga.

A nota de cinco reais-(R$ 5,00) é bancada pela Garça; cuja definição é a seguinte: substantivo comum feminino de origem latina (lat vulg *gartia) é uma ave aquática pernalta do gênero Árdea de bico e pescoço compridos e que se alimentam de peixe, emitindo sons tipo gazeia, grasna, conhecidas no meio científico como: Herodias egretta e Leucophoyx candidissima. O termo Garça também é utilizado no meio aeronáutico para denominar pequenos aviões como o teco-teco.

A cédula de dez reais-(R$ 10,00) enfeitada pela Arara, assim definida: como substantivo feminino, de origem (tupi arára) no meio científico é o nome de várias aves da família dos Psitacídeos, que se distinguem pelo colorido em que prevalecem as cores mais vivas: amarelo, vermelho e azul; a pena de sua cauda alcança tamanho considerável. Emite sons tipo: chalra, grasna, grita, taramela. No campo da botânica existe uma planta da variedade do amaranto, Amarantus melancholicus tricolor. Arara também representa a ação de mentir; burla engano, logro. Na sua forma popular serve para identificar bobo, pacóvio, pateta. Calouro, principiante. Indivíduo que se deixa explorar.

A cédula de vinte reais-(R$ 20,00) adornada pelo Mico Leão Dourado; cuja definição é a seguinte: substantivo masculino Caribe miko Espécie de sagüi, também chamado Nico, que ocorre em selvas da América tropical e cuja alimentação consiste em frutos e insetos. O mico também pode ser um jogo, pessoa de aspecto grotesco ou na sua forma mais popular “destripar o mico” que significa vomitar.

A espécie de cinqüenta reais-(R$ 50,00) decorada pela Onça Pintada, cujo significado no Michaelis é o seguinte: substantivo feminino com o nome científico de Panthera onça, também chamada jaguar, jaguaretê, que se encontra desde o México até a Argentina; onça-preta: forma melânica da própria onça-pintada, na qual as malhas castanhas ficam escondidas por densa pilosidade preta. Emite sons tipo: brama, brame, esturra, mia, uiva, urra. Pode se considerado também adjetivo quando aplicado a pessoa valente, destemida, invencível. Ou ainda pessoa muito feia. Forte, grande. Ou em ditos popular como Amigo da onça: falso, inoportuno, inconveniente. Andar ou estar na onça: estar sem dinheiro, na miséria. Do tempo do onça: antiquado, muito antigo. Ficar onça: irar-se.

A de cem reais-(R$ 100,00) representada pela Garoupa expressa no dicionário como: substantivo feminino de origem latina lat clupea, usado na Ictiologia denominando nome comum a numerosos peixes da família dos Serranídeos, principalmente dos gêneros Epinéfelo e Micteroperca, que são tipicamente peixes solitários dos fundos de mares quentes e, às vezes, alcançam tamanhos enormes. Na gíria popular significa mentira, patranha. . Sendo que essa última nota a gente quase não vê mais, de tão escassa no sistema financeiro, tal e qual a sua alegoria na mesa da população mais pobre.

Ao trabalhador após a jornada mensal de trabalho cabe receber no mínimo quatro garoupas, quatro onças pintadas, dois micos leão dourado, três araras, uma garça, uma tartaruga marinha e um beija flor. Já os nossos congressistas (Deputados e Senadores) começam o novo ano com um verdadeiro zoológico ampliado em mais de 50% em suas contas bancárias as quais passo a denominar parque zôo bank de tanto animal que entra e sai mensalmente. Fora as negociatas, acordos e outras façanhas especulativas com o sagrado dinheiro público.

ACM Cavalcante
Enviado por ACM Cavalcante em 17/06/2013
Código do texto: T4345183
Classificação de conteúdo: seguro