Noel Rosa.

Li a biografia do cantor e compositor NOEL ROSA. O sambista começou artisticamente no conjunto Os Tangarás.

Seu primeiro grande sucesso foi com o samba, Com que Roupa..

Tinha um defeito físico no queixo, sendo apelidado de “queixinho”.

Tocava muito bem bandolim mas sua paixão era violão. Era considerado o Bernard Shau do samba, também chamado o filósofo do samba,poeta do povo, poeta noturno e o poeta da Vila.

Chegou cursar medicina, mas optou pelo samba. Era um boêmio, amava a noite quanto as mulheres.

Conheceu de perto a desgraça com os suicídios de Vó Rita e seu pai Neca,ambos morreram enforcados.

Pagou a Francisco Alves um automóvel só com sambas. O carro era conhecido como pavão.

Na sua infância e adolescência estudou no Colégio São Bento.

Enquanto os intelectuais teorizavam a fome, ele repartia o pouco que tinha com os mais carentes. Ajudou muitos compositores sem parceria. Deu parceria a outros só para ajuda-los.

Outra paixão de sua vida era o carnaval. Foi grande amigo de Cartola, Almirante e Orestes Barbosa.. Teve uma amizade muito grande com Ismael Silva.. A cantora que ele mais gostava para interpretar seus sambas era Araci de Almeida.

Teve uma rápida passagem por BH para tratar-se dos pulmões.

Viajou com shows para o Rio Grande do Sul. Lá incentivou o pracinha” Lupi” Lupicínio Rodrigues. Também no Espírito Santo empolgou multidões.

Esteve em tratamento de saúde em Cabo Frio, Barra do Piraí e São Paulo.

Casou-se com Lindaura, mas sua paixão era Ceci. Namorava com Fina e flertava com Marta..Seus primeiros flertes foram com Marta. Fina uma namorada compreensiva, Lindaura um casamento forçado. Ceci uma grande paixão. Teve pequeno desentendimento com Mário Lago por causa de Ceci.

Vadico foi também seu grande parceiro.

A musicografia de Noel é tudo fantástico. O Chico Buarque de hoje é o Noel Rosa de ontem.

Algumas músicas de sucesso de Noel.

Último Desejo.

Com que Roupa

Brasil de Tanga.

Palpite Infeliz.

Feitio de Oração.

Feitiço da Vila.

Conversa de Butiquim.

Gago Apaixonado.

Filosofia e tantos outros

Noel Rosa nasceu em 11 de Dezembro de 1910.

Faleceu em 5 de Maio de 1937.

Vila Isabel, Rio de Janeiro.

Dados colhidos do livro NOEL ROSA uma biografia.

De João Máximo e Carlos Didier. Li o livro em 1991.

Lair Estanislau Alves.