Manifestantes na Copa das Confederações

Brasília – “Doutor, por que esse grupo de manifestantes, que está próximo ao Estádio Nacional, protesta só agora? O dinheiro já foi gasto, isso deveria ter ocorrido bem antes, não acha?”

“Não sei, Bubba. Talvez seja pelo modo costumeiro do brasileiro agir: deixando tudo para última hora. Mas acredito que, hoje, é melhor para ter uma maior repercussão, já que a imprensa do mundo inteiro se encontra por aquelas redondezas.”

“E o que eles podem fazer pra ajudar, Doutor?”

“Também não sei. No entanto, outro costume do brasileiro é achar que os outros podem fazer as coisas por eles, inclusive, os trabalhos sujos. Complexo de inferioridade? O que você acha, Bubba?”

“Pode ser, mas, por outro lado, algumas pessoas acham que se essas manifestações interferirem nas programações, é possível que a Fifa cancele a Copa do Mundo aqui.”

“Hmm”

“Por que esses ‘cerca de mil’ manifestantes que estão lá não buscam atribuir a esses protestos uma tentativa de negociar com o governo?”

“Prossiga, meu caro Bubba.”

“Por exemplo, o dinheiro já foi gasto, como eu falei há pouco, certo? E se reivindicassem um acordo legítimo com o governo para que uma parte do lucro obtido durante o festival seja encaminhado à outros setores, como educação e saúde, ao invés da manifestação servir apenas para alertar que ‘o povo está acordado’, como ouvi de um dos que estão lá?”

“Pois é, Bubba. Se, por um acaso, essa manifestação consegue fazer com que a Fifa cancele a Copa aqui, restará apenas o prejuízo dos gasto com os estádios, sem a grana que a Copa traria para a economia nacional. É possível que se torne uma vitória contra o governo, que sacaneou a todos com esse estrondoso superfaturamento (sem contar com outras sacanagens que, pra não prolongar este assunto, para o bem ou para o mal, é melhor deixarmos de fora). Mas é possível que também venha a se tornar uma derrota para o povo.”

“É possível, Doutor, é possível...”

Os dois abrem suas respectivas latinhas de cerveja, enquanto partem rumo ao bar mais próximo para assistirem ao jogo da seleção...