"O PÃO QUE O DIABO AMASSOU" (“Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si confusão.” – Pv. 3:35)
Naquela segunda-feira, nem fui trabalhar, fui ao banco com umas faturas e outras contas a pagar. Driblei daqui e dali e não sobrou na conta bancária, senão apenas o suficiente para comer um "marmitex" por dia pelo resto do mês! Porém, o que eu deveria esperar, vítima de tantas maldições dos insatisfeitos com meu trabalho, e ainda, carrego a sensação de inutilidade, vendo centenas dos meus ex-alunos fracassados?! Naquele mesmo dia, em minha reflexão da noite, li provérbios de Salomão, cap.3 e nos versículos 32,33; “Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os sinceros está o Seu segredo. A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos ele abençoará.” Palavras sábias a meu favor, confortaram-me! Tenho dado o meu melhor! Por isso, tenho comida a mesa, e muitos deles nem isso têm: os alunos que desejam o meu mal, jogam giz em mim, bola de papel, e me dizem palavrões desestimuladores, quase nunca valorizam as aulas, estes são sustentados na escola pública com dinheiro amaldiçoado dos nossos impostos, pagos sem prazer algum. E se acham os donos do pedaço, no direito de tocar seus mestres da sala ao toque do sino, como se expulsa o cão da cozinha a pontapé! Qual valor têm as suas maldições? Não sei, todavia fazem sentido; uma árvore má só pode produzir mau fruto!
Ouvir piadas de coordenadoras sobre professores feitores de aulas monótonas com o livro na mão também é uma forma de maldição, pois nos tira o ânimo, acumulando mais esta culpa. Suspeitei ser uma denúncia do aluno que sempre ficava fora da sala, daquele nono ano, então o interroguei educadamente, em um momento propício. Ele me confirmou não ter assistido às minhas aulas por não serem divertidas. Caprichei na próxima, fiz uma dinâmica de grupo: leitura de imagem, na qual eles mesmos pintaram coletivamente, nomeei-a de tarefa compartilhada. E lá estava ele: o aluno desconectado, e usando o fio do fone de ouvido como se fosse corda, "pulava corda" no meio da sala, enquanto os outros trabalhavam animadamente. Agora me pergunto, como aplicar prova e ser divertido? Faz sentido aulas divertidas para os filhos do governo frequentadores da escola, só garantindo os benefícios do "Bolsa Família"?
No final do dia, já quase chegando à minha casa, um ex-aluno estava por ali, próximo, fez gracejo com meus cabelos brancos, crescidos e afuazados. Então, entrei e como se tivesse respondendo a ele, falei sozinho: uma pessoa na minha idade, comumente, já nem tem mais cabelos, por que não posso homenagear essa riqueza, economizando no corte deles? Também de forma nenhuma são divertidos os meus cabelos?!
Muitos de nossos desrespeitadores, relapsos e indisciplinados alunos nunca prosperam mesmo, não só devido às muitas maldições dos seus professores também, todavia porque “Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si confusão. (Pv. 3:35). Quem é sábio? E quem é louco? Por que sou obrigado a "comer o pão que o Diabo amassou" para sobreviver?