Nossos netos - meu e de Celeste -, como dissemos no RECANTO DOS NETOS (1) [*], são quatro: os gêmeos Léo e Rafa, e as meninas Maria Elisa e Isabela. Pois bem, eles não só nos renderam livros e histórias, mas também música. Vejamos como foi.

Eu olho pra você - Léo e Rafa

Em certa noite do ano de 2011, os gêmeos Léo e Rafa (que contavam, então, pouco mais de 6 anos), rabiscavam uma redação interminável, e não queriam dormir, embora a insistência da mãe. Crianças, vamos deitar! Amanhã tem aula, anda! - e nada de os meninos obedecerem, tão concentrados estavam na tarefa. Finalmente, após resmungos e choros, foram deitar. Quando Flávia arrumava a mesa bagunçada dos deveres escolares, notou que a tal "redação" era na verdade uma espécie de "poesia" que falava de "amor"... Então, ordenou como pode aquelas anotações, e no dia seguinte perguntou o que era aquilo. É uma música, mãe. Estamos fazendo uma música.

A "faina criativa" durou mais um ou dois dias de rabiscos, cortes, emendas, até que finalmente terminaram a "letra da música" e a cantarolaram para a mãe, dizendo que ela deveria ser cantada daquela maneira. Depois, o pai - Guiminha - viu/ouviu a letra e a música, e no dia comentou o fato com Bruno Camarcio, um vizinho que gosta de música, toca violão e tem um pequeno estúdio. Resultado: gravaram um CD, cuja capa abre este post.

A música, na voz de Léo e Rafa, pode ser ouvida neste link:

http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/audio.php?cod=56028

E na voz de Bruno Camarcio, neste outro link:

http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/audio.php?cod=56031

Como os meninos são meio "goianos" (nasceram em Brasília) pode ser que isso resulte numa dupla "sertaneja", visto que já está em produção a música número 3...

Hino de Lambari - Marisa Elisa

No livro A Guerra das Espingardinhas (ainda inédito), há uma passagem que foi inspirada em minha neta Maria Elisa. Trata-se da cena em que a heroína Maria Bela retorna do Rio de Janeiro, trazida pelo avô paterno, depois de ter morado alguns anos com a avó materna. A história se passa nos anos 1960, e é ela própria - a personagem Maria Bela - quem narra o fato:

E quando chegou na Volta do Lago, mandou Digofrê parar o fordinho debaixo de uma paineira; aí descemos e cantamos juntos, como ele me ensinara, com a mão direita sobre o coração, o hino da cidade: Aguinhas terra fagueira / Onde a gente sofredora / Encontra na alma mineira / Acolhida encantadora / Águas santas, milagrosas e um jardim cheio de rosas... Águas santas...

Essa inspiração me surgiu pelo fato de Maria Elisa, que mora em Brasília, só vir a Lambari em certas épocas - férias, festas, finais de semana prolongados. Tentando afeiçoá-la à nossa Aguinhas, meu filho - Carlo Emílio -, que é lambariense, toda vez que aqui chega, para o carro em frente à subestação da Cemig e faz que a menina cante o hino da cidade, com a mãozinha sobre o coração, pois foi assim que ele aprendeu, no Grupo João Bráulio, onde estudou o primário, antes de nos mudarmos de Lambari. (1)


   Maria Elisa e Isabela (festa de aniversário de 2 anos)


Hino a Nossa Senhora - Isabela

Isabela frequenta a escola, desde os dois anos. E agora em 2013, com 2 anos e meio de idade, vem aprendendo algumas cantigas infantis e hinos sacros, que canta, ora a plenos pulmões, ora envergonhadamente, dependendo do momento e do contexto. 

Pois bem, no Evangelho no Lar (2), que fazemos semanalmente, sempre botamos, na abertura, como fundo musical, a Ave Maria (3). Na última reunião, tivemos também a participação de Isabela, cantando, baixinho e timidamente, Mãezinha do Céu:

Mãezinha do céu, eu não sei rezar
Eu só sei dizer quero te amar
Azul é teu manto, branco é teu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu


(*) http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=37103

(1) Hino de Lambari

(2) Evangelho no Lar

(3) Ave Maria - Diversos intérpretes